domingo, 25 de abril de 2010

Como pedalar no trânsito?: colisões (2)

Este tipo de colisão acontece quando o motorista está saindo da garagem ou estacionamento em direção à rua. Geralmente é causado pelo motorista, entretanto o ciclista pode contribuir pedalando em direção incorreta na calçada ou na rua, como o motorista não costuma olhar para direção oposta, esse tipo de colisão pode acontecer com facilidade.


Sendo atingido na rua por um veículo o qual está saindo da garagem.

Situação: O motorista está saindo da garagem e falha ao ver um ciclista pedalando em direção oposta (contra-mão) na rua. Isso acontece porque não é costume do motorista olhar o tráfego na direção oposta, e não ver o ciclista e atropelá-lo.

Como evitar: Não espere que motoristas irão vê-lo quando você estiver pedalando na direção oposta. Sempre pedale na mesma direção que os veículos.


Sendo atingido na calçada por um veículo o qual está saindo da garagem.

Situação: O motorista está saindo da garagem e falha ao ver um ciclista pedalando na direção oposta na calçada, porque o motorista está olhando os veículos vindo da direção correta.

Como evitar: NÃO PEDALE EM CALÇADAS! Não pedale no lado esquerdo da rua, mesmo que seja estrada, ciclovia ou acostamento, como motoristas não olham por veículos vindo da direção errada, acidentes como este podem acontecer facilmente.

Lembre-se: calçadas são feitas para pedestres! Portanto, se precisar usá-la, desmonte da bicicleta e empurre-a.

fonte: http://www.kenkifer.com/bikepages/traffic/car-bike.htm

Até a próxima.

domingo, 18 de abril de 2010

Como pedalar no trânsito?: colisões

Dando continuidade a série de posts sobre como pedalar no trânsito, hoje eu vou falar um pouco dos tipos de colisões e como podemos evitá-las.

Este tipo de colisão involve ciclistas entrando na pista saindo da garagem de casa ou da calçada sem parar.


Situação: o ciclista está saindo da garagem e falha ao parar, e é atingido por um automóvel.

Como evitar: toda vez que um ciclista estiver entrando na pista de um beco ou de uma garagem, ou sempre que um ciclista começar a pedalar na pista, o ciclista deve cuidadosamente olhar em ambas as direções para ter certeza que nenhum veículo está se aproximando. Se a visibilidade estiver bloqueada, o ciclista deve avançar devagar até ser capaz de ver o que está acontecendo ou entrar na pista de outro ponto.



Situação: O ciclista está pedalando ao longo da calçada e entra na pista de repente, onde o ciclista é atingido por um veículo.

Como evitar: o ciclista deve sempre parar e olhar antes de entrar na pista e esperar por qualquer veículo passar.



Situação: O ciclista está pedalando na calçada and entra na pista na contra-mão, saindo da garagem e é atingido por um veículo.

Como evitar: O ciclista deve sempre parar e olhar antes de entrar na pista e esperar por qualquer veículo passar. Um ciclista nunca deve pedalar na contra-mão.

Fonte: http://www.kenkifer.com

Um ciclista nunca deve pedalar na calçada, somente quando é estritamente necessário. O correto é desmontar da bike e andar a pé empurrando bicicleta.

Um grande abraço a todos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Trilha ultra leve, uma caminhada puxada...hehehe

Ontem eu fiz a Trilha do Quilombo com o CAB. O pedal foi muito tranquilo, mas a caminhada para a gruta do Quilombo, GZUIS, eu achei que ia morrer... eu tenho bronquite e fiquei praticamente sem ar, parei umas 3 vezes antes de chegar lá...afe....hehehehe.

Vejam o vídeo que o CAB fez. Eu sou a única que aparece pedalando de preto, e depois no finalzinho cantando parabéns para uma amiga.


http://www.youtube.com/watch?v=EwI8kfqIDCY&feature=player_embedded



Beijos

domingo, 4 de abril de 2010

Como pedalar no trânsito?: Leis

Novas normas de trânsito para ciclistas (Lei N° 9.503 de 23 /09/1997)

- ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres;

- É extremamente proibido andar na contramão;

- Veículos automotores devem trafegar na pista da direita ( meio a um metro da direita de uma via é do ciclista).

- O ciclista deve andar na mesma mão dos veículos, ficando menos vulnerável a choques frontais e de maior impacto devido a forças em sentidos contrários. Ao andar na mesma mão do carro, a diferença de velocidade torna-se bem menor entre o ciclista e o motorista.

- Veículos lentos devem permancer à direita:

- Virar à esquerda: Essa é a manobra que dá mais acidentes no trânsito. Antes de virar sinalize, cuidado com o trânsito atrás de você, atenção ao cruzar o fluxo contrário de trânsito. Em localidade muito movimentada, ir até a calçada mais próxima e atravessar empurrando a bicicleta como um pedestre normal. Na calçada, exceto quando houver sinalização ou for solicitado, descer da bicicleta e andar empurrando-a igualando-se a um pedestre;

- Nunca desobedecer sinais de trânsito (semáforos e placas);

- Equipamentos de Segurança estabelecidos pelo CONTRAN: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo;

- Fundamental: Capacete, luvas e óculos (acessórios de proteção);

- Respeitar a velocidade de 40 km/h no máximo, sem abusar nas descidas;

- Cordialidade, agradecendo sempre gentilezas cedidas por motoristas no trânsito.

Copie isso, coloque em um papel impresso e ande sempre com você quando estiver pedalando.

Beijos e boa semana.

sábado, 3 de abril de 2010

Como pedalar no trânsito?

A partir de hoje irei postar algumas dicas importantes para os ciclistas (por que não motoristas e pedestres também?) de como pedalar no trânsito com segurança.

Antes eu gostaria de expor alguns itens importantes para qualquer ciclista:

  • Sempre use equipamentos de segurança, como capacete, óculos e luvas.
  • Sempre use roupas de cores chamativas, seja de dia ou de noite.
  • Ao pedalar à noite, use refletores, faróis e pisca-pisca.
  • Obedeça as leis de trânsito, elas valem para motoristas e ciclistas, ou seja, em hipótese alguma pedale na contra-mão.
  • Respeite os pedestres: não pedale na calçada e pare antes da faixa de pedestre quando o semáforo estiver no amarelo ou no vermelho.
  • Fique alerta o tempo todo.
  • Mantenha a bicicleta sempre em bom estado.
  • Buzina e espelhos podem ajudar muito no trânsito.
  • Seja educado e não arrume confusão com as pessoas.

Infelizmente, os sinais que são feitos com as mãos pelos ciclistas, não são conhecidos pelos por muitos ciclistas, e menos ainda pelos motoristas e pedestres, e com isso muitos motoristas e pedestres ignoram esses sinais, podendo causar acidentes.

Conheça esses sinais, eles são muito importantes para sua segurança no trânsito.


Use-os sempre, assim você ajuda a todos a conhecerem esses sinais, e assim motoristas e pedestres podem respeitar mais os ciclistas.

Abraços e boas pedaladas.