sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Último post do ano de 2011.

Apesar de eu já ter deixado um cartão desejando um 2012 maravilhoso, aqui vai outro cartão para desejar muita saúde para todos nós, para poder pedalarmos muito em 2012, porque sem saúde, nada mais funciona bem.

 
e hoje tem texto meu no BioCicleta onde faço um balanço do ano de 2011. E você, já fez o seu?

Muitas pedaladas em 2012!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Esse filme eu não vou perder!

Trailer da autobiografia de Lance Armstrong. Imagina se eu não vou estar num cimena em 2012 para ver esse filme? A-ham...

Eu já li o livro em inglês e em português... ôxi!

Boas pedaladas!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal pra todos, feliz Natal...

Pedalantes, eu desejo a todos um belo e farto Natal para todos vocês.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (3)



Você está pedalando tranquilmente, e está vindo um veículo atrás de você, ele não está muito longe, mas ele se aproxima de você, o motorista resolve fazer um desvio para esquerda (pois ele(a) não tive te visto ali pedalando), a fim de ultrapassá-lo. E o veículo que está na outra pista contrária, provavelmente irá sair da rua, e aí sabe-se lá Deus o que poderá acontecer. Fora o susto, que você ciclista, irá tomar somente com o desvio que o veículo fez à esquerda.

Numa situação como essa, provavelmente, o ciclista não sairá machucado, pode sofrer um susto, mas as outras pessoas podem se machucar. 

Para evitar esse tipo de situação, o ciclista deve usar roupas bem coloridas, seja durante o dia ou durante à noite, a fim de ser visto pelos motoristas bem antes que ele tome a decisão de fazer um desvio somente quando ele estiver perto de você.

Texto adaptado do site Ken Kifer Bikes Pages.

Boas pedaladas!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (2)



Repare bem na imagem acima. 

Você está pedalando muito perto da guia, e um carro passa muito próximo a ti e "plaft", bate o retrosivor em você, podendo te causar uma queda.

Nós sabemos que você não deve pedalar muito próximo à guia, pois se você precisar se desviar de um carro ou de um buraco, você terá mais espaço para isso. Mas também sabemos que o carro deve passar por você em uma distância de 1,5m, portanto, sempre pedale no meio da pista da direita, a fim de ter espaço para desviar-se de alguma coisa ou até mesmo para ser visto por outros motoristas. 

Sempre use roupas coloridas e use pisca-alerta e lanternas mesmo durante o dia. 

Seja visto, faça-se ser visto.

Texto adaptado do site Ken Kifer's Bike Pages.

Boas pedaladas!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Holanda, país que pedala! - parte 3

Esta ciclovia é sensacional, apesar de ser compartilhada com scooters, coisa que eu não acho legal. Tem até elevador!

Ela fica na area portuária de Rotterdam, e apesar de não ter a melhor vista, ela é uma ciclovia excelente.


Boas pedaladas!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Holanda, país que pedala! - parte 2

Veja que magnífica infraestrutura na Holanda. Hartelfietsbrug é o nome de uma ciclovia de 600 metros, perto da ponte Spijkenisse, e apesar do nome difícil de pronunciar e de ler, veja a simplicidade dessa construção que ajuda os ciclistas a pedalarem nesta região.

Repare também no sistema de energia eólica. Holanda, um país politicamente correto.


Boas pedaladas!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Bike nova, trajeto novo...

Já que eu não consegui vender a minha dobrável da Blitz, eu peguei ela e mais uma outra bike que eu havia ganhado do CAB em 2008 no passeio internacional da mulher, e troquei por uma alemazinha chamada Vortex. A bike não é nova, mas ele, proprietário da Ciclo Seabra Bicicletaria, trocou umas peças para mim. Ela ficou linda e uma delícia de pedalar, apesar do peso.

E para estreiar a minha nova filhota (é assim que eu chamo minhas magrelinhas) eu fui pedalar na ciclofaixa de SP, e aproveitei a ocasião para pedalar no novo trajeto para a av. Faria Lima, e adorei! Muito mais seguro e passei por lugares que eu não havia passado antes de bike, somente de carro ou a pé. Foi outra visão do lugar, maravilhoso!

Só lamento pelas ruas estarem tão mal conservadas e pelos corredores que insistem em correr na ciclofaixa, e o que é ainda pior, na mesma mão das bikes. Eles não entendem que podem ser atropelados tanto por bikes quanto por carros. Vejam a foto abaixo:

Uma das pessoas que ficam com as bandeiras para orientar os ciclistas até chamou a atenção de um corredor (parabéns para ela), mas sabe o que ele fez? Um sinal de agradecimento, mas continuou correndo na ciclofaixa. Lamentável. Eu queria ver se fosse o contrário, acho que eles iam matar nós ciclistas. Eles têm tanto lugares mais seguros para correrem, por que insistem na ciclofaixa? Pelo menos, corra na contramão, assim você tem melhor visão dos carros e das bikes, e poderá desviar com antecedência, sem provocar um acidente.

Eu saí de casa às 7h. Eu gosto de pedalar na ciclofaixa bem cedo, assim não pego aquela muvuca de pedalantes depois de um certo horário. Infelizmente, assim como temos motoristas de final de semana, temos ciclistas de finais de semana, e morro de medo de me trombar com algum deles, eu gosto de pedalar para relaxar, e não para me estressar.

Uma pena que a ciclofaixa não funciona durante a semana, né?




Boas pedaladas!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Estamos com a nossa primeira parceria.






Hoje fechamos a parceria entre o Pé de Vela blog e Ciclo SEABRA Bicicletaria.


Eu conheço essa galera desde quando comecei a pedalar, ou seja, praticamente 7 anos. Eu confio muito, o serviço é bom e o atendimento maravilhoso.

Em breve faremos algumas promoções aqui no blog com o apoio da Ciclo SEABRA Bicicletaria.

Para saber mais sobre a bicicletaria, clique aqui.

Sucesso para todos nós! Que em 2012 a gente possa dar muitas pedaladas e fazer muitas promoções para os nossos leitores.
Feliz 2012!

a equipe (da esquerda para direita): Dacson, Genário, Douglas e Júnior

Boas pedaladas!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Driven, by Leopard Trek - você tem que assistir

Vocês conhecem essa série "Driven" feita pela equipe Leopard Trek?

Se já viu, saboreiem-se novamente, se não viu, babem!

O único porém é que está em inglês, e para quem não sabe inglês, isso será apenas um pequeno detalhe, já que as imagens são maravilhosas e falam por si sós!






Boas pedaladas!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (1)

Eu já falei sobre essa situação várias vezes, mas não custa nada falar dela mais uma vez.

Reparou na foto acima?

Você está em um cruzamento, e o carro, que está atrás de você ou ao seu lado, quer fazer uma conversão à direita. De duas, uma: ou você acelera as pedaladas ou ele, o motorista, buzina para avisar que vai fazer a conversão.

Será que isso funciona na prática? Creio que não.

Muitos motoristas não percebem ou não ligam para o ciclista que está na pista à direita, e na hora de fazer uma conversão à direita, como mostra a imagem, ele acaba fechando o ciclista, e pode atropelá-lo.

Eu já vivi uma situação dessa - quem pedala vive diversas situações - e a mulher que estava ao meu lado, simplesmente não buzinou para nos avisar, pois eu estava acompanhada de um amigo, e ela quase nos atropelou. 

Eu tenho que dizer uma coisa que as mulheres não vão gostar, apesar de eu também ser mulher: mulher no volante... é isso mesmo, perigo total. Toda vez que algo acontece comigo que envolva um veículo, quando vou reparar no motorista, percebo que é uma mulher, infelizmente.

Eu costumo sinalizar com a mão esquerda, apontando para o chão, que eu vou me manter na pista, e seguir em frente, ou seja, não vou virar à direita, a fim de avisar o motorista que está atrás de mim, e esperar o momento certo para que ele(a) faça a tal conversão.

Alguns motoristas buzinam a fim de nos avisar que irão virar à direita, afinal de contas, espelho retrovisar na bicicleta não serve para nada, e quem disse que motorista usa pisca-alerta? Nada como uma pequena buzinada para avisar o ciclista para acelerar as pedaladas ou apenas para avisar que a conversão será feita e não atropelá-lo.

Escrever é tão fácil. Eu queria ver isso funcionar na prática.

Boas pedaladas!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

nova série: Como pedalar no trânsito? Acidentes cometidos por motoristas.


A partir de hoje iniciarei uma série de posts novos sobre “Como pedalar no trânsito?”

Desta vez falarei de acidentes que podem ser cometidos pelos veículos. Os textos são adaptados do site Ken Kifer Bike Pages.

Mas antes de iniciar a nova série, vamos a alguns conselhos:

  • Obedeça sempre as leis de trânsito, elas se aplicam às bicicletas também, portanto, as bikes fazem parte do fluxo natural do trânsito.

  • Fique alerta sempre que outros veículos estiverem por perto, e preste atenção ao comportamento deles.

  • Esteja sempre visível. Use roupas coloridas durante o dia, luzes e refletores à noite.

  • Utilize uma rota segura.

  • Mantenha a bike sempre em boas condições para trafegar no trânsito.
 
Quando estamos pedalando devemos ter a atenção mais que redobrada, temos que elevar a atenção à décima potência, porque tudo pode acontecer, e uma pequena distração pode ser fatal.

Ao pedalarmos, nós mantemos a nossa magrela à direita, próxima à guia das calçadas, e nesse momento devemos sempre ter em mente que há casas, edifícios, empresas, etc que possuem garagem e que os motoristas desses carros, motos, caminhões podem não estar prestando atenção no trânsito, ao retirá-los da garagem – a atenção maior é para os pedestres neste momento - e não perceber que pode estar vindo um ciclista pelo tráfego de veículos.

Eu mesma já passei por situação semelhante, várias vezes, e uma eu quase fui atropelada pela motorista que retirava o carro da calçada, mas estava olhando para o outro lado e não viu que eu estava no caminho. Ainda bem que eu estava atenta, e consegui desviar o carro.

Às vezes numa situação como essa, nem a buzina funciona, então o caso é gritar para que o motorista o veja, ou senão, pare a bicicleta e espero o condutor fazer a manobra, muitos nem reparam o que estão fazendo, eles(elas) querem é mesmo entrar na rua e dirigir.

Quando você estiver pedalando, procure não fazer uma curva bruscamente a fim de evitar ser atropelado, pois atrás de você pode estar vindo outro veículo, e aí a tentativa de evitar um acidente vai ser complicado.

Faça o possível para não pedalar rente aos carros estacionados, ou muito próximo à calçada, pois se você precisar se desviar de um carro que está saindo de uma garagem o espaço da rua em que você está pedalando poderá ser útil e não acontecer um acidente com um veículo que pode estar atrás de você.

Sempre prestas atenções aos veículos estejam eles em movimento ou não, e mantenha suas mãos sempre próximas aos freios da sua bicicleta. Da mesma forma que um carro possa estar saindo de uma garagem, um carro estacionado pode abrir a porta, e o processo será o mesmo.

Como eu disse antes, qualquer problema pare a bike e espere. Jamais coloque a SUA vida em risco.

Boas pedaladas!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Arte de bike! (2)

Final de ano, férias escolares, e um certo tempo livre. Eu não sei se isso é bom, porque eu sou autônoma, portanto, eu só recebo se eu der aulas... ai, ai, ai.

Mas como eu também adoro fazer artesanato, eu resolvi juntar a fome com a vontade de comer. E fazer da minha paixão, arte!

Aqui está um quadro de 14,5cm x 14,5cm que eu fiz esses dias, e se você estiver interessado, aceito encomenda. 


Valor: R$25,00 (com 40% de sinal)
Frete: por conta do cliente
Contato: pe_devela@hotmail.com

E boas pedaladas!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Arte de bike!

Na falta de um tempo bom, e fico em casa fazendo arte... hehehe

Eu transformei essa caixa ai debaixo...



...nesta aqui:








Pois é, eu também sei fazer arte.

Se você reparou nas fotos, agora eu guardo minhas bijouterias de bike nesta caixa. Uia!

Boas pedaladas!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Holanda, país que pedala!

Nos vídeos abaixo você vai conhecer a ciclovia Spoorbaanpad (Railway Path) na Holanda. Apesar do nome, "trajetória ferroviária", ela não é uma ciclovia de uma antiga ferrovia, mas sim uma ciclovia que segue uma linha ferrovária na cidade mais jovem da Holanda, conhecida por Almere. E ao todo ela tem 11 quilômetros.
Vejam que ideia interessante para o nosso caos automobilístico no Brasil. Será que uma ciclovia como esta daria certo por aqui?



Que inveja boa! Queria que as coisas por aqui fossem assim também!

Boas pedaladas!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sim, "nóis é chique", "nóis anda de bicicleta"!

Quem disse que mulher arrumada, de saia ou vestido, e de salto não pedala?










o importante é ser feliz e pedalar!

Boas pedaladas!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Afinal, o que é ciclorrota?

A ciclorrotas são rotas estratégicas para facilitar a vida dos ciclistas, e alertar os motoristas e motociclistas. São rotas que ajudam o ciclista a pedalar pela cidade de forma mais tranquila e segura, mas essas rotas podem ser compartilhadas por carros, ônibus, caminhões e motos, pois elas não são pintadas de vermelho como são as ciclovias e ciclofaixas demarcando o local separadamente de bikes e veículos. A CET as demarcou com uma bike pintada no chão a fim de comunicar os motoristas e motociclistas, que ali circurlam bicicletas, e a prioridade é do ciclista.

É uma forma de ajudar o ciclista a evitar grandes vias e não correr o risco de sofrer algum acidente, e claro, mais uma vez, orientar os motoristas e motociclistas que a bikes tem prioridade nessas rotas, e avisá-los que ali bikes são permitidas.

E não esquecendo que os ciclistas devem obedecer as leis de trânsito: não pedalar na contramão, parar na faixa de pedestre, esperar pelo semáforo verde, todas essas coisas que todos nós estamos cansados de saber, mas que infelizmente muitos não colocam em prática.

Aproveitando o post, leiam essa reportagem no Estadão sobre o aumento das ciclorrotas na cidade de São Paulo.

Boas pedaladas!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Médicos que educam... e PEDALAM!

Hoje eu fiquei pensando no quê escrever aqui e me deparei com esse vídeo no Youtube, e eu, como educadora, achei muito interessante.

Parafraseando Faustão: não basta ser médico, tem que participar!

Quando eu estava fazendo fisioterapia na Santa Casa, os estudantes de pós-gradução em Fisioterapia que eram os nossos profissionais ali disponíveis, e muitos deles vinham me pedir conselhos de qual melhor bike comprar, entre outras coisas, e muitos já pensavam na possibilidade de ir para o trabalho pedalando. 

Não sei se essa ideia deu certo, porque, felizmente, eu não faço mais fisioterapia, portanto não tenho mais contato com eles, mas torço para que a ideia não tenha ficado só na vontade.

Só que eu fiquei imensamente feliz em ver esse vídeo, porque como um deles no vídeo disse: "além de médico, a gente tem o papel de educador também, então sempre que a gente puder dar o exemplo para a população, pros amigos, pros familiares... eu acho que esse é o nosso papel".

Bom, chega de papo, e vejam o vídeo. É inspirador!



Boas pedaladas!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quando tudo começou e como estamos!


Em 2 de julho de 2008 eu resolvi criar este blog a fim de escrever sobre as trilhas e pedaladas que eu vinha fazendo até então.

Infelizmente, no ano seguinte, em 2009, as minhas pedaladas começaram a diminuir devido a eu ter mudado de emprego e profissão, e por esta razão eu estava em fase de adaptação e trabalhando no período da tarde e noite, além de trabalhar aos sábados... enfim, foi aí que eu pensei: “o que fazer do meu blog, se eu não tenho muito o que contar?”

Foi através de um e-mail trocado numa lista de discussão que surgiu a ideia de escrever sobre leis de trânsito, equipamentos e como se comportar no trânsito, seja numa cidade grande e louca como São Paulo, ou em qualquer outra, e daí em diante, eu não parei mais de escrever.

Eu tento escrever da maneira mais original possível. Os textos são todos escritos por mim, outros eu faço adaptações de sites em inglês, e outros que não são escritos por mim, eu tenho autorização do autor ou da autora, e divulgo o trabalho dele ou dela.

Não sou do tipo de ficar fazendo “telefone sem fio” e copiar textos de outros sites ou blogs.

Existem vários blogs e sites sobre o mesmo assunto que eu abordo aqui, mas infelizmente, alguns são descaradamente caras de pau. Copiam o texto até de jornais conceituados. Triste, mas acontece.

Procuro ainda não falar somente sobre de um determinado assunto, mas foco sempre em bicicleta, ciclismos e afins, sempre de forma divertida a fim de que todos possam ler e se divertir por aqui.

E o que mais me deixa feliz neste 2011 é que em apenas 1 mês de criação, a nossa page no Facebook tem 135 pessoas.

Sim, nossa página, porque a criei para todos nós, amantes de ciclismo! E a criei com a intenção de manter vocês informados sobre tudo o que acontece no mundo das magrelas, divulgando o trabalho de outros sites e blogs, sem ficar copiando e colando o conteúdo por aí!

E em 3 anos de existência, o blog já ultrapassou o número de 17 mil visitas.

E além do blog, a cada 15 dias, às sextas-feiras, eu escrevo para o BioCicleta, a convite do meu leitor Carlos Menezes.

Acrescentando que ainda podem me seguir através do Twitter @pe_devela.

Tudo isso na raça! Pois trabalho como professora para viver, esse blog aqui é só prazer!

Logo, logo farei algumas parcerias e espero que este blog em 2012 A-R-R-A-S-E! Uia!

Eu só tenho que agradecer a vocês, meus leitores. E também a Deus!

Rumo aos 1000 participantes no facebook.

clique na imagem acima para curtir a page no Facebook

E boas pedaladas!

domingo, 4 de dezembro de 2011

"...e muitos anos de vida!" pedalando, é claro.




Pois é, hoje faço 38 anos de vida... desses 38 anos, 7 são de pedaladas....hehehehe.

Na vida da gente acontece tanta coisa, o tempo passa, e a gente nem dá conta de tudo o que passamos até então.

Este post é para também pedir desculpas aos meus poucos leitores, pois fiquei alguns dias sem postar nada. Tive uns probleminhas de saúde... é, a idade...hehehehe.

Boas pedaladas!