terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Carnaval na Holanda?

Sim, os holandeses comemoram o carnaval por lá, mas acho que o carnaval deles é bem mais divertido do que o nosso! (risos)

Boas pedaladas!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mais um pedal na ciclovia

A ciclovia do Rio Pinheiros, sem dúvida alguma, é o melhor lugar para pedalar, afinal não disputamos espaço com carros, patins, caminhões, crianças, cachorros, ônibus, corredores etc, mas ontem eu tive uma surpresa.

Às 7h30 da matina a ciclovia estava lotada de ciclistas, e lá pelas 10h já estava ficando intransitável. Pois é, e ainda dizem que pedalar nesta cidade é perigoso. Se nós tivessemos mais ciclovias a coisa seria bem diferente, não?

A cidade está cheia de bikes, mas e as ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas?

Beth e eu ontem na ciclovia.
Boas pedaladas!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pedale em segurança...

Este vídeo resume tudo, ou praticamente tudo, o que tenho escrito aqui sobre como pedalar no trânsito em segurança.

Está em espanhol, mas dá para entender tudinho.

Boas pedaladas!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Superando meus limites


Carnaval acabou e eu só consegui pedalar no sábado. Mas olha, foi um pedal de superação física minha, tanto, que eu mesma me impressionei comigo.

Eu e uma pequena galera fomos pedalar na ciclovia do Rio Pinheiros, e desta vez foi para fazer o trajeto todo de um pouco mais 18 km, tanto para ir quanto para voltar, ou seja, um pouco mais de 36km.

Já era um pouco tarde para quem está acostumada a pedalar bem cedo, então eu tive que enfrentar o sol, que no sábado estava de rachar o coco.

Sim, fizemos as paradas necessárias para reabastecer as caramanholas, porque a sede era enorme. E nessas paradas tiramos algumas fotos e conversamos um pouco.

Mas eu nem senti o tempo passar quando já estávamos do outro lado da ciclovia. Que delícia. Lá, ficamos conversando, fomos ao banheiro, tomamos mais água, comemos alguma coisa. Eu comi um pedaço de banana de uma das meninas que estava comigo, senão eu ia desmaiar de fome. A anta aqui não levou nada para comer no caminho....hehehehe

Demos o rumo da volta. Mais 18 km e uns quebrados. Eu estava com uma bike de passeio, e nem tinha notado que o selim é super duro e no meio do caminho da volta, a minha bunda doía muito...hehehehe. Havia momentos que eu pedalava em pé. Ai, ui, ai... Mas chegamos ao ponto inicial, a entrada da Cidade Universitária. Ufa!

Eu e o Marco Antônio felizes da vida.
Nos despedimos e eu e o Marco Antônio, um amigo que estava junto, fomos embora juntos e resolvemos ir pela USP. Fazia tempo que eu não pegava o caminho de volta pela USP, e olha que é uma subida. O sol tava rachando, eram umas 4 horas da tarde, e eu e ele estávamos morrendo de fome.

Enquanto eu subia pela USP, eu não quis parar nenhum minuto para descansar. O Marco até me perguntava se eu queria descansar um pouco, mas eu disse que não. Fui bem na manha, pro alto e avante...hehehe.

Finalmente chegamos a uma frutaria que tem aqui perto de casa, e eu comi uma coxinha gigante que mais parecia um coxão e mais uma porção de açaí com banana picada. Nunca um açaí foi devorado com tanto gosto e paixão. Uia!

Dali cada um tomou seu rumo pra casa. Eu cheguei em casa, tomei um banho bem demorado, e depois fiquei deitada no sofá feito uma barata tonta...hehehehe.

Ao todo, foram 40 km de pedal. Para você parece pouco, mas para mim que está recuperando a saúde depois da minha queda com a bike em abril de 2011, é uma vitória. Porque além de ter pedalado 40 km, eu pedalei sob o sol quente, com o estômago vazio, e eu me senti muito bem, só a dor da bunda que não conta, né?...(risos)

Agora eu quero pedalar mais. Quero aumentar a distância, eu quero voltar a velha forma, porque adorei sentir o meu corpo voltando ao normal.

Boas pedaladas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A felicidade anda de bike.

Você é feliz?
Não.
Por quê?
Não tem o carro do ano?
Carro é coisa do passado.
Polui o ar
Paga IPVA todo ano.
O seguro é mais caro ainda.
Fora a manutenção
E outras burocracias.
Não é esse o seu problema?
Talvez.
Hum...
Já pensou em andar de bicicleta?
Faz tanto tempo que não pedalo.
Ah... uma vez aprendido...
Jamais esquece.
Mas o que isso tem a ver com felicidade?
Tudo!
Uma bike custa bem menos que um carro.
Não polui o ar.
Você não paga IPVA.
Manutenção baratinha, né?
Não precisa de habilitação...
E você ainda vê o mundo com outros olhos.
Outros olhos?
Sim.
Olhos de quem
Repara nas pessoas
Enxerga melhor as cores
Saboreia melhor as coisas
Hum...
Fora aquele vento no rosto
O sol na pele
A sensação de ter atingido um objetivo...
Mesmo cansado
Depois de uma pedalada
Você se sente a pessoa
Mais feliz do mundo
Por quê?
Porque você se sente
Livre
Único
Livre
Único
Livre
E feliz!

Boas pedaladas!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (8)

Alguns motoristas dirigem como não tivesse nada a frente deles, então eles dirigem em alta velocidade, seja em dias com neblina ou com chuva, e principalmente quando vão fazer uma curva, e se deparam com outro veículo ou com um ciclista, que nesta situação, está em uma velocidade completamente diferente da dele(a), podendo atropelá-lo, afinal de contas, o motorista pode não ter tempo de pensar antes de freiar e matar (ou não) o ciclista que está a sua frente.

Ciclista, esteja sempre visível, seja de dia ou de noite. Use roupas coloridas durante o dia, e use luses e refletores à noite. Procure sempre pedalar no meio da pista, assim ao fazer a curva, o motorista pode vê-lo logo em seguida. Se a visibilidade é pobre, como em dias de chuva ou neblina, preste muita atenção aos veículos que se aproximam, e esteja preparado para sair da estrada (ou pista) caso seja necessário.

SEM USE O CAPACETE!

Boas pedaladas!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Novo trecho da ciclovia do Rio Pinheiros

Eu moro pertinho do novo acesso ao novo trecho da ciclovia do Rio Pinheiros, mas eu resolvi fazer o sentindo inverso.

Como de costume eu entrei pela estação Vila Olímpia, e reparei que a escadaria está precisando de uma manutenção. Está com a pintura desbotando e alguns "semi" buracos. Sem contar que usar escada para acessar a ciclovia é o uó do boró godó, mesmo com as caneletas, o acesso é complicado. Enfim...

Peguei o rumo sentindo Ponte Cidade Universitária. Pista nova, coisa boa de se ver e pedalar. E como eu sou abençoada por Deus, fui agraciada com uma visita inusitada, porém fiquei ali até que ele ou ela atravessasse a pista em segurança.





O que me deixou feliz mesmo foi que o acesso da Ponte Cidade Universitária é feito a base de rampa e não de escadas como acontece na estação Vila Olímpia.




E mesmo com placas avisando que os ciclistas devem empurrar a bike da rampa, como vocês podem ver na foto acima, uns cara resvolveram pedalar na rampa. Mas ali tem 3 seguranças e eles estão chamando a atenção de todos que fazem isso. 

CICLISTA, PELOAMAORDEDEUS, LEIAM AS PLACAS E RESPEITEM AS REGRAS, AFINAL, SE QUEREMOS RESPEITO, TEMOS QUE COMEÇAR POR NÓS MESMOS.



Mas como todo bom "engraçadinho" um corredor tentou entrar na ciclovia, acompanhado do seu cachorro, mas felizmente ele foi barrado. Já pensou se tudo mundo resolve fazer isso? Vai virar festa da batatinha... aí teremos não só corredores, teremos pessoas passeando com carrinho de bebê, entre outras coisas que atrapalham quem pedala. Aí um ciclista atropela uma pessoa, a culpa vai ser de quem?



Bom, adorei o novo trecho, porque está bom e ainda é perto de casa... e claro, o acesso é super fácil.

Boas pedaladas!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Que tranquilidade!

Vejam neste vídeo a relação pacífica entre ciclistas, motoristas e pedestres. Nada como viver num país civilizado como a Holanda, não?


Boas pedaladas!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (7)

A rua é de mão dupla, e você ciclista está pedalando corretamente na sua via, quando de reperente o veículo da outra via resolve ultrapassar o outro veículo que está na frente dele e invade a sua via pela contramão em sua direção.

Claro que o motorista não quer te matar, mas pode causar um acidente ou um atropelamento.

Para evitar este tipo de situação, pedale sempre ao centro da pista, a fim de ser visto pelo motorista que está no sentido contrário na outra via. Fique sempre atento, e mantenha as mãos no guidão caso haja necessidade de freiar rapidamente.

Se você tiver habilidade, numa situação como esta, vá para calçada e pare. Lembre-se que a calçada é feita para os pedestres. Depois de retomado o susto, retorne à pista.

Mantenha sempre a calma. Xingar e discutir no trânsito não ajuda em nada. Pelo contrário, pode até ser perigoso.

Use sempre o capacete!

Boas pedaladas!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (6)

Você, ciclista, está pedalando normalmente, quando de repente, um veículo te ultrapassa e para logo em seguida à sua frente. Provavelmente você não terá muito tempo para desviar-se e se chocará atrás do veículo que está à sua frente. E ainda é bem capaz de ouvir desaforos do mototista após o choque.

Numa situação como esta, o melhor a fazer é manter-se atento e sempre com as duas mãos no guidão para poder freiar. Então, toda vez que um veículo ultrapassá-lo, mantenha as mãos nos freios, e esteja preparado para usá-los. Isso pode acontecer caso o veículo estacione ou pare no semáforo à sua frente.

Se você tiver mais habilidade com a bike, vá para calçada e pare a bike para não correr o risco de atropelar algum pedestre e depois retome a pista.

Relaxe, conte até 10, pense em algo bom e continue com o seu pedal. Não vale a pena xingar o motorista, nem em pensamento.

E não esqueça de usar SEMPRE o capacete.

Boas pedaladas!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pedalando na neve

Se você reclama de pedalar em dia de chuva, veja este vídeo da galera da Holanda pedalando em dia com neve.

Boas pedaladas!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Espelho retrovisor, será que ajuda?

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o uso do espelho retrovisor é obrigatório em bicicletas, mas eu fico aqui pensando: será que realmente funciona?

Para não falar que desta água eu não bebi, eu já tentei usar espelho retrovisor em minha bike, mas não vi nenhum resultado. Muito pelo contrário. Toda hora eu tinha que verificar, olhando para trás, se vinha algum veículo ou não, já que o espelho não me dava toda a visão necessária para mim.

Ah, mas você logo vai dizer: "você deveria estar usando de forma errada ou comprou o espelho errado"

Sinceramente, eu não sei de nada. Só sei que não me ajudou em nada. Só ajudou para avistar o veículo em movimento ao longe, mas quando você desvia o olhar para encarar a pista novamente, e depois retomar a visão no retrovisor, aquele veículo que você avistou ao longe não é mais o mesmo que agora está perto de você.

Eu acredito que aqueles espelhos retrovisores que ficam acoplados no capacete sejam mais eficazes, mas esses eu não os conheço, portanto, não posso opinar.

Mas e você? Pode dar sua opinião a respeito? Deixe no link dos comentários logo abaixo deste post.
E boa pedaladas!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (5)


Você está pedalando numa estreita via de mão-dupla, quando os veículos de ambas direções estão se aproximando de você, e o veículo que está atrás de você resolve desviar-se bruscamente a fim de ultrapassá-lo não te dando chance de desviar do veículo, acelerar ou diminuir a velocidade de sua bike.

E se o veículo der apenas uma pequena enconstada em você, é bem capaz de que você vá direto ao chão, podendo ser atropelado ou machucar-se violentamente.

Situações como esta é sempre possível de acontecer, portanto, esteja sempre atento aos veículos que vêm atrás de você, se necessário acelere ou diminua o ritmo, e mantenha ambas as mãos segurando firmemente o guidão caso haja necessidade de freiar, assim que o veículo estiver querendo ultrapassá-lo. 

É sempre melhor parar sua bike e esperar o motorista passar, do que correr o risco de cair da bike e se machucar.

Depois anote a placa do veículo e faça um boletim de ocorrência... brincadeira!

Boas pedaladas!