terça-feira, 31 de julho de 2012

Esqueeeeeeeeeeeerda, volver!

Sabe quando você está pedalando tranquilo e percebe que um pelotão de ciclistas está se aproximando de você? Se ouvir alguém gritar "ESQUEEEEEEEEEEEEEEERDA!", fique tranquilo e não se mexa... (risos), melhor, continue se mexendo, mas não faça nenhum movimento brusco que possa atrapalhar a ultrapassagem do pelotão. Gritar "esquerda" significa que eles estão te avisando que vão te ultrapassar pela esquerda e você deve se manter onde está. Claro que gritar "direita" também vale.

Avisar que vai ultrapassar um ciclista é válido dentro ou fora do pelotão. Muitos ciclistas, inclusive eu, não usam retrovisor e não sabem quando outro ciclista está por perto. O aviso é para que você fique atento e não vire a bike para esquerda ou direta causando um impacto com o ciclista que está vindo e causar um acidente, grave ou não. Alguns ciclistas "invocadinhos" pode partir para cima de você, aí todo cuidado é pouco.

Então, quando você estiver pedalando na rua, ciclovia, ciclofaixa, em grupo ou sozinho, tenha em mente avisar por qual lado irá ultrapassar seu colega. Ou use uma buzina! Mas lembre-se: pelotão de ciclistas não usa buzina... (risos)

Boas pedaladas!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vamos a playa... oh oh oh!

Você já imaginou indo para praia pedalando, passar o dia lá e depois voltar no pedal de novo?

Pois é, na Holanda isso é perfeitamente possível. Que inveja!

Seria ótimo ter essa estrutura aqui em São Paulo. Podemos ir até Santos de bike, mas temos que voltar de ônibus, porque é só subida... nhá.

Boas pedaladas!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pequenas mudanças, fazem uma grande diferença.

A estrutura para ciclistas na cidade Maerlantstraat, na Holanda, não era a das melhores. Vejam que com poucas ideias a cidade ganhou uma estrutura digna para ciclistas.

Pena que eu não posso falar o mesmo da cidade de São Paulo... buááá

Boas pedaladas!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Minhas impressões sobre o Tour de France 2012

Eu acompanho o Tour de France desde 2006, mas desde 2008 eu não tenho podido ver todas as etapas na íntegra, mas dá para falar alguma coisa e o tour de 2012, na minha opinião, foi bem fraquinho. Talvez seja porque nesta semana já começam as olimpíadas, e o tour não poderia ser tão puxado, afinal, alguns ciclistas que estiveram no tour vão participar das olimpíadas.

Infelizmente, os meus favoritos não estiveram no tour este ano. Alberto Contador, porque foi pego no teste antidoping, e Andy Schleck, porque quebrou o sacro um pouco antes do tour, e por conta disso, não pode fazer parte da competição de 2012.

Não tive favoritos este ano, mas torci pelo Cancellara nos contra-relógios, mas ele desistiu de competir o tour porque a esposa dele ia ter um bebê. Acho que é outro filho ou filha para Fabian Cancellara, se eu não me engano. Mas ele vai estar nas olimpíadas, e vou torcer por ele.

Não posso deixar de falar do Peter Sagan, que mostrou que veio para ficar, e quem sabe tirar o lugar do Cavendish? Meio difícil, mas não impossível, já que Sagan mostrou que é um ótimo sprintista.

Eu acho que todos mereceram as camisetas que são disputadas no tour. Muitos nomes novos apareceram, e tivemos o primeiro britânico, Bradley Wiggins, ganhando o Tour de France. Seria ótimo se um dia a gente pudesse ver um brasileiro fazendo história no tour também, não é? Torceremos!

Mas valeu! Adoro ver os caras pedalando, e olha que eles pedalam 40km/h em média, incluindo subida (pasmem!). E ainda temos as belas paisagens da região da França, passando por vários países, é de dar água na boca. Pena que não tenho dindin para visitar a região. Valeria muito a pena.

Agora é esperar o tour de 2013.

Eu quero mais!

Boas pedaladas!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Em 3 anos nada mudou...

Fuçando no youtube acabei achando este vídeo o qual é uma reportagem mostrada no Jornal Hoje três anos atrás, e muita coisa não mudou de lá pra cá. Só que hoje quem não obedecer a distância mínima de 1,5m será multado. Na época em que a reportagem foi feita falaram sobre a penalidade, mas não afirmaram a multa.

Vejam que o desrespeito com os ciclistas continua e que as leis de trânsito que os ciclistas devem obedecer, muita gente acha o contrário.

Boas pedaladas!


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Selim, a escolha certa.

Não existe escolha mais pessoal, numa bicicleta, do que a escolha de um bom selim. Pessoal porque varia de pessoa para pessoa, o que pode ser bom para mim, pode não ser para você, e a principal coisa que você deve ter em mente é o conforto. Afinal, ficar horas em cima de um selim ruim, seja numa competição ou não, é horrível! Você vai passar dias sentindo dores na região pélvica, e se for ciclista de primeira viagem, vai odiar pedalar.

Eu recomendo que converse com o vendedor para saber qual o melhor selim para você. Existem selins anatômicos, com ou sem gel, ou você ainda pode adquirir um gel para colocar em cima do selim para que você tenha mais conforto.

O selim da foto, para mim, é o perfeito para pedalar na cidade de São Paulo. Tem molas, o que ajuda a encarar as ruas esburacadas da cidade. Já para uma competição, talvez ele não seja o melhor.

Lembre-se: conforto e praticidade acima de tudo!

Boas pedaladas!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tachinhas pra quê?

Quando a gente acha que já viu de tudo, a gente se depara com tachinhas nas estradas na 14ª etapa do Tour de France, em 15/07/2012. Agora eu pergunto: pra quê isso? Chamar a atenção de quem? Causar acidentes entre os ciclistas?... tsc, tsc, tsc... gente louca sem noção tem em qualquer lugar, não é mesmo?


terça-feira, 10 de julho de 2012

Quando a vontade é inevitável!

Cenas como esta é muito comum no Tour de France. O ciclista pedala em média 4 horas por dia, bebe e come durante as etapas, para onde vai tudo isso? Ainda bem que eles não param para fazer o número 2 (risos). Acha isso nojento ou inadequado? Em alguns casos eles têm que fazer na roupa mesmo enquanto pedala, porque qualquer tempo parado que seja, é tempo perdido na classificação geral, e isso pode ser crucial para quem já está com a competição na mão.

Só não faça isso nas ruas quando você for pedalar com seus amigos, ok? O caso acima se trata de competição e não falta de educação.

Boas pedaladas!

domingo, 8 de julho de 2012

Tour de France e suas camisetas cobiçadas!




O Tour de France não é apenas uma competição para ver quem é o melhor entre todos os ciclistas, mas é uma competição para saber quem é o melhor em algumas categorias, as quais são indicadas através de camisetas, e a briga por elas é que dá um show à parte (além das paisagens da região) à competição.

Para você conhecer essas camisetas, vejam quais são elas.


A camiseta verde. Talvez a mais disputada de todas. Ela indica o melhor sprintista ou o melhor velocista, aquele cara que chega a pedalar mais de 50km/h para poder conseguir vesti-la. Nas estapas planas existem várias metas, conhecidas como "meta-volante" e cada vez que um deles passa em primeiro lugar nessas metas, ele ganha um determinado número de pontos. Também vale para o segundo e terceiro colocado. O show fica por conta da chegada quando eles fazem o "sprint", dá medo! (risos)

A minha favorita: branca de bolinhas vermelhas. Esta vai para o melhor escalador de montanhas, e olha que as montanhas da região da França não é para qualquer um. (risos). Também é classificada por metas (metas de montanha) e também a pontuação vale para os três primeiros colocados.


A camiseta branca equilave ao campeão do Tour, mas para os jovens de até 25 anos. A pontuação é feita através do tempo gasto nas etapas, e claro, vence que tiver o melhor tempo na classificação geral.

A mais cobiçada de todas! A camiseta amarela é a de líder da competição. Aquele que conseguir ficar com ela por mais tempo já se sente vitoroso, mas para recebê-la no último dia da competição e ser o campeão do Tour de France tem que ralar muito e torcer para que nada dê errado pelo caminho. Assim como as outras camisetas, esta também pode passar de mão em mão durante a competição, e só quem ganha ela é aquele que tem o melhor tempo na classificação geral.

Em alguns casos, um ciclista pode vestir mais de uma camiseta durante a competição, mas é claro que ele escolhe aquela em que ele tem mais pontos. Se for o líder, ele vai vestir a amarela. Quem usa a outra camiseta é o segundo colocado na categoria.

Boas pedaladas!