segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Um balanço de 2013.



Todo final de ano é a mesma coisa: família reunida, muita comida e muito papo furado sobre como foi o ano que passou.

O ano mal terminou e as pessoas já começam a fazer as promessas de ano novo: perder peso, arrumar um emprego melhor, se amar mais, passar mais tempo com os filhos, estudar etc.

Será que você também faz parte disso?

Pois bem, eu faço. (risos)

Mas antes de fazer as promessas para 2014, eu quero falar sobre como foi 2013.

Não posso dizer que foi um ano bom, mas também está longe de eu dizer que foi um ano ruim, só posso dizer que foi um ano tenso, mas que cresci muito como pessoa, e aprendi a lidar com situações que eu já devia saber lidar anos atrás. Acho que como completei meus 40 anos esse ano, percebi que a vida realmente começa aos 40, ou melhor, aos 39, porque foi aos 39 anos que comecei a repensar a minha vida, o meu jeito de ser, e mesmo sofrendo algumas vezes, eu fico muito feliz em saber reconhecer os meus erros e poder corrigi-los sem me sentir para baixo.

Em 2013 terminei o ano com mais um diploma universitário, meu segundo, aliás. Não consegui eliminar os 25 quilos que eu queria, mas eliminei 5 e consegui ficar nesse patamar e consegui, depois de 2 anos sem coragem para enfrentar, pedalar numa trilha (tudo bem que fiz apenas 5km de 20, mas me senti muito feliz). Pedalei muito pouco, porque trabalhei demais, e isso é a única coisa a qual eu me arrependo: trabalhar demais... Definitivamente, não vale nenhum pouco a pena.

Tenho muitos planos para 2014, mas isso vou deixar em segredo, porque assim ninguém precisa ficar me cobrando depois, não é mesmo?...hehehe.

Eu só desejo que em 2014 eu possa pedalar mais, trabalhar menos e me divertir muito.

FELIZ 2014 PARA TODOS...

E BOAS PEDALADAS!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Um balanço ciclístico de 2013


2013 foi um ano que já começou com uma bomba: Lance Armstrong confessa que se dopou para vencer sete vezes o Tour de France, e isso abalou profundamente o mundo do ciclismo internacional. Eu não deixei de ser fã dele, mas muitas pessoas o condenam até hoje.

Talvez isso tenha sido abafado pela vitória do quarentão Chris Horner, mostrando ao mundo que não importa a idade para vencer uma competição como a Volta da Espanha, uma das três principais competições ciclísticas mundiais.

Mas tirando as competições internacionais, tivemos um ano muito bom para quem curte pedalar apenas por prazer, principalmente aqui em São Paulo.

A ciclovia da avenida Faria Lima foi ampliada, e hoje é possível pedalar por toda extensão da avenida e ainda chegar ao parque Villa Lobos em segurança. E finalmente, o projeto da ciclovia na avenida Eliseu de Almeida saiu do papel, e está sendo implantada, o que facilitará muito a circulação de bicicletas na região. Sem mencionar a ampliação da ciclofaixa de lazer, que hoje é possível trafegar pela avenida Paulista, a avenida mais importante da cidade.

Também ganhamos um novo sistema de aluguel de bicicletas, o CicloSampa. Nós já tínhamos o Bike Sampa. Então agora você não tem mais desculpas para não pedalar na cidade...hehehe.

E um projeto que previa o emplacamento de bicicletas em São Paulo, graças ao bom Deus, não foi aprovado.

Claro que nem tudo foram flores em 2013. A ciclovia do Rio Pinheiros teve parte interditada devido à construção do monotrilho, e acredito que atrapalhou a vida de muita gente, sejam eles ciclistas profissionais, amadores ou apenas aquelas pessoas que usam a magrela para pedalar. Pior disso tudo é que essa interdição vai durar 2 anos!

E também tivemos algumas mortes de ciclistas em 2013, afinal, o trânsito do Brasil continua caótico. Muito ainda precisa ser feito.

Mas o ano foi muito bom para os ciclistas e espero que 2014 os projetos que ainda estão no papel se tornem realidade, afinal, apesar da falta de estrutura nas cidades do Brasil hoje em dia, ainda vimos muitos pedalantes por ai.

Feliz 2014... com muitas pedaladas!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL, pedalando é claro!


Eu quero desejar a todos um feliz natal, com muitas alegrias, e com a mesa farta de comida, para no dia seguinte, você pegar a tua magrela e pedalar, pedalar, pedalar... e queimar as calorias...hehehe.
 
FELIZ NATAL!
 
E boas pedaladas. ;-)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Voto Livre: a lei da bicicleta.


A ideia surgiu em Curitiba, e acho que seria uma boa se espalhasse por todo o território nacional, afinal, muitos ciclistas nem sabem como se comportar no trânsito, e consequentemente, motoristas e pedestres não sabem os direitos e deveres do ciclista no trânsito, evitando os conflitos existentes hoje em dia.
 
Adote essa ideia.


Boas pedaladas!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nós nunca saberemos qual será a reação do outro...


A morte de Marco Alexandre da Cruz Rosa, 32 anos, devido a uma briga no trânsito em Curitiba, me fez lembrar de um episódio que vivenciei anos atrás, o qual eu não me orgulho muito (nunca comentei com ninguém o ocorrido), mas poderia ter terminado na mesma situação.
 
Eu estava indo pedalar quando fui cruzar a Av. Francisco Morato com a Avenida do Jóquei, um taxista também queria entrar, e como ele demorou muito para se decidir, eu entrei na frente dele, porque vi que dava tempo, mas ele que não gostou muito e me xingou. E eu, sem noção nenhuma do perigo, fiz aquele sinal com o dedo do meio para ele. Foi ai que me assustei. O taxista parou o carro no meio da rua, e eu parei também, esperando o que poderia acontecer. Como estávamos numa rua de mão única, eu poderia até entrar na contramão e sair pedalando a mil, e ele teria que seguir em frente. O taxista resolveu continuar, e eu parada, respirei fundo e pensei: "nunca mais farei isso de novo". E nunca mais fiz! E se ele tivesse armado? Acho que nem pedalando rápido eu escaparia.
 
Depois desse dia já fui fechada, xingada, zuada, e eu sempre fiquei na minha. Prefiro parar a bike, respirar fundo, tomar um gole de água e depois, mais calma, seguir em frente.
 
Somos seres humanos, vivendo uma fase muito difícil. As pessoas, hoje em dia, não pensam mais nas outras pessoas, e perder o controle é natural. O que a gente não pode deixar acontecer mais é perder o controle de vez e partir para ignorância, e com isso perder a própria vida. Essas pequenas atitudes de raiva, como a minha, podem gerar uma consequência desastrosa, pois nunca saberemos qual será a reação da outra pessoa, como foi o caso do Marco Alexandre.
 
Será que vale a pena brigar no trânsito? Claro que não.
 
Na verdade, em lugar nenhum! Tua vida vale muito mais que isso.
 
Não deixe que outra pessoa atrapalhe a tua pedalada! Respire fundo, conte até 1000 e siga em frente, afinal, pedalar é tão bom que esse tipo de coisa não pode estragar, não é mesmo?
 
Boas pedaladas!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Na medida certa!


Mesmo que os artistas estejam ganhando muito dinheiro (eu não tenho certeza disso) para participar do programa, vale muito a pena seguir as dicas que o programa nos oferece.
 
O Brasil já está entre os primeiros países com pessoas obesas no mundo, e algo precisa ser feito. Mas não se engane. Não espere por um milagre, porque essa mudança começa em você. Portanto, se você está mal de saúde devido ao excesso de peso, use este programa a seu favor, e não fique reclamando da vida ou porque os artistas ganham dinheiro para perder peso.
 
Já faz algum tempo que mudei meus hábitos alimentares, e posso garantir que a minha vida está muito melhor.
 
Boas pedaladas!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Superação: Chris Rene


Não é nenhuma novidade que o álcool e as drogas fazem mal a uma pessoa, mas também não é nenhuma novidade que, com muita força de vontade, uma pessoa pode sair dessa e recuperar a vida e ainda sair muito melhor do que estava antes.
 
Em 2011, Chris Rene, um californiano, que fazia apenas 17 dias que estava livre das drogas, participou da audição do programa THE X-FACTOR, e desde então tem feito sucesso entre seus fãs, e superado seus problemas.
 
Ninguém está livre de entrar numa situação difícil, mas ninguém não está apto a sair dela. Nada dura para sempre, nem a tristeza, e nem a felicidade. Aliás, a felicidade é a gente quem faz, basta muita fé e seguir em frente.
 
Se você está se sentindo mal, veja os vídeos abaixo e saia dessa! O primeiro vídeo mostra a audição no programa THE X-FACTOR. A música que ele canta foi composta por ele, a qual se chama "Young Homie", que segundo Chris, é sobre aprender como crescer. E ainda completa: "When you're young, you feel like there's no limit, no consequences to your actions. So it's me talking to my younger self and to all the young brothers out there, telling them that life's too beautiful to live like that."
 
"Quando você é jovem, você sente que não existem limites, nenhuma consequência para suas ações. Então, sou eu conversando comigo mesmo para todos os jovens que estão ai, dizendo que a vida é muito bonita para viver daquela forma."
 
O segundo vídeo é o clipe da mesma música que ele cantou no programa. Veja a diferença!
 
Supere-se. Nenhum problema é maior que você!



Para saber mais sobre Chris Rene, acesse o site oficial clicando aqui.

Boas pedaladas!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Não faça isso no trânsito de São Paulo

No trânsito caótico da cidade de São Paulo (ou mesmo de outras cidades do Brasil), qualquer gesto de gentileza pode ser útil, e assim evitar brigas no trânsito...só não sei se este gesto daria certo por aqui. (risos)


Boas pedaladas!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Não dê sorte ao azar!

Nesta sexta-feira 13 não dê sorte para o azar, use sempre o capacete, seja para ir até a esquina ou enfrentar 100 quilômetros de estrada.

Preserve a tua vida!


Boas pedaladas!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Correndo atrás: O poder do hábito!


Eu fiquei muito tempo sem falar sobre a minha "luta" para eliminar peso aqui neste blog. Bom, eu tenho que confessar, dei uma boa desanimada com a dieta e com as atividades físicas. Não engordei de volta os quilos que eliminei, mas estagnei. E isso não é nada bom, para quem tem o objetivo de eliminar aproximadamente 20 quilos (não é muito), como eu quero.

Mas parece que quando o Universo quer te ajudar, ele realmente faz tudo a teu favor, e as coisas voltarão a ser como antes.

Tudo começou ontem quando eu assistia ao programa The Biggest Loser. Pessoas obesas, correndo risco de morte devido ao excesso de peso, participam do programa para emagrecer. Elas são dividas em equipes, e a equipe que elimina mais peso vai ganhando as etapas da semana. Sinceramente eu adoro ver esse programa, porque eu vejo pessoas com muito mais excesso de peso do que eu conseguindo atingir seus objetivos. Tudo bem que é um programa, eles têm personal trainers, etc e tal, mas não deixa de ser estimulante, não é mesmo?

E agora pouco me deparei com este vídeo, que compartilho com vocês. O vídeo não fala como eliminar peso, mas sim como mudar nossos hábitos para atingirmos os nossos objetivos, que no meu caso é chegar aos 60 quilos (eu estou com 74kg). E este vídeo me deu mais uma esperança para não sair do foco, e quero compartilhar com vocês, que lutam para eliminar peso (ou não) possam ter a mesma força de vontade que eu estou adquirindo agora.

No programa The Biggest Loser, uma das concorrentes disse uma frase muito legal, e que agora eu penso nela toda vez que penso em comer alguma guloseima:

"Nenhuma comida é mais saborosa do que o sabor gostoso de estar magra!"

Pense o mesmo, assista o filme e não saia do foco.

Recaídas fazem parte do processo, mas não desista, afinal, só você pode mudar a tua vida, mais ninguém pode.

Abraços,

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Um lugar perfeito para os amantes das magrelas.


Está ai um lugar que eu quero conhecer. Um lugar para os amantes das magrelas, e para aqueles que amam arte e para aqueles que escolheram uma vida mais saudável.

Tag and Juice é o lugar! Se você curte as bikes fixas, com estilo vintage, inspirados nos modelos das décadas de 50 e 60, este é o lugar! É um misto de loja, café, galeria de arte, livraria com um ambiente bem aconchegante (pelo menos através das fotos no site, eu percebi que parece ser um lugar bem legal).

Se você não conhece o lugar, assim como eu, vamos combinar de dar uma passadinha por lá...

Fica no bairro da Vila Madelena, na rua Gonçalo Afonso, número 99.

Para saber um pouco mais, acesso site da Tag and Juice aqui.

E boas pedaladas!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Uma alça para levar tua bike.


As estações de metrô e de trem em São Paulo são lotadas de escadarias, algumas delas bem longas, difíceis para trafegar até quando estamos sem nada em nossas mãos, mas imagine com uma bicicleta, que em média, pesa 20 quilos?

Pois é, agora tem um acessório que pode ajudar aqueles que usam o metrô ou o trem da cidade.

Conhecida como Frame Handle (sem tradução para o português), feita com tira de couro e duas fivelas ajustáveis, o acessório fica preso ao quadro da bicicleta e permite que você a transporte com mais equilíbrio e segurança.

O preço é um pouco salgado, mas acho que vale a pena o investimento. Acesse aqui e saiba mais sobre este produto, que na minha opinião eu adorei, apesar de não ter tido a oportunidade de testá-lo. Como eu quebrei o braço em 2011, só posso fazer força com um braço só, e esse acessório, para mim, iria me ajudar muito a passear com a minha magrela para lá e pra cá.




Boas pedaladas!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A vida anda quando você pedala!

Eu estava procurando uma atividade com vídeo para dar para o meus alunos, quando me deparei com este vídeo aqui.

O tema da minha atividade é "vivendo de forma saudável" e encontrei este vídeo, no qual os alunos precisam completar as frases de acordo com as frases que aparecem no vídeo. 

Você sabe quais são os benefícios que bicicleta pode te trazer?

Não estou falando apenas de manter a forma física, mas de algo bem mais amplo que isso.

Veja o vídeo e depois leia as frases (em português) logo abaixo. Tenho certeza que você, se pedala, vai concordar, e se não pedala, vai começar a pedalar.

Boas pedaladas!


Esta é a tua vida
Faça o que você gosta
E faça-o com frequência
Se você não gosta de algo
Mude!
Se você não gosta do teu emprego
Peça demissão!
Se você não tem tempo suficiente
Pare de assistir TV!
Se você está procurando o amor da tua vida
Pare!
Eles estão esperando por você
Quando você começar a fazer as coisas que você ama.
Pare de super analisar!
A vida é simples.
Abra tua mente, braços e o teu coração
Para novas coisas e pessoas.
Nós somos unidos em nossas diferenças.
Algumas oportunidades só aparecem uma vez.
Aproveite-as!
Viaje com frequência.
Fica perdido ajudará você a se encontrar.
Todas as emoções são bonitas
Quando você comer,
Aprecie cada mordida.
Pergunte a próxima pessoa
Se você vê qual é a paixão dela.
Compartilhe seu sonho inspirador com eles!
A vida é sobre as pessoas que você encontra
E as coisas que você cria com eles.
Então saia e comece a criar!
A vida é curta.
Viva teu sonho
E compartilhe tua paixão.

PEDALE! (esta parte aqui eu acrescentei ao poema)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

NÃO AO EMPLACAMENTO DE BICICLETAS EM SÃO PAULO


Segundo o site Vá de Bike, hoje acontece a votação do projeto le224/2012 que obriga todas a bicicletas da cidade de São Paulo serem emplacadas. Isso não faz sentido algum, não resolve questões de segurança, e menos ainda de tráfego. O que precisamos é mais ciclovias e ciclorrotas em nossa cidade, e mais fiscalização às leis de trânsito.

Se você, ciclista, puder comparecer às 12h, segue o endereço abaixo:

Viaduto Jacareí, 100, Centro

Não permita que políticos usem esse tipo de artifício para arrancar mais dinheiro do povo.

Boas pedaladas!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ciclovia, quando irão terminá-la de vez?


Ontem eu fui pedalar na ciclovia, como sempre faço todo domingo, e vi que a passagem que daria acesso ao Parque Villa Lobos ainda não passa de um sonho. Sem contar que a ciclovia está jogada às traças: buracos, falta de pintura, cercas quebradas etc. Inclusive, eu comecei a conversar com um ciclista que estava lá e ele me contou que outro dia um ciclista morreu lá por causa da péssima estrutura da pista. Não sei se isso é verdade, mas que as condições da pista dá ótimos acidentes, isso dá.

Por isso, pedale sempre com os equipamentos de segurança, mesmo na ciclovia, onde não tem tráfego de veículos.

Boas pedalas.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

A São Paulo que a gente quer! - mais vídeos


Mais um vídeo  sobre a campanha da Prefeitura de São Paulo que pede respeito aos ciclistas da cidade.

Boas pedaladas!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Motivos para pedalar: é divertido!

Sim, é muito divertido! Pois conhecemos lugares novos ou reparamos em coisas que nunca tínhamos reparado antes. Conhecemos novas pessoas e encaramos desafios como, enfrentar uma subida longa e íngreme, uma descida perigosa cheia de curvas, chuvas e o trânsito caótico das cidades, sem contar que pedalamos distâncias longas cada vez mais, e fazemos viagens de bicicleta. Aprendemos como usar a bicicleta, como limpá-la e como fazer a manutenção. Compramos acessórios divertidos para colocar na magrela, além dos acessórios necessários para a tua segurança. Tiramos fotos dos lugares que visitamos. Filmamos as nossas aventuras ou treinos. Reunimos-nos depois do pedal para contar as nossas peripécias, comer muito e dar muitas risadas... Enfim, temos muitas histórias (divertidas!) para contar.

Boas pedaladas!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O trânsito que a gente quer!

Finalmente a prefeitura de São Paulo lançou uma campanha pedindo respeito para/com os ciclistas. Uma campanha que já deveria estar circulando há muito tempo, e que vale não apenas em São Paulo, mas para qualquer cidade do Brasil.

“A rua é de todos e tem espaço para todo mundo, é só saber compartilhar”.


Compartilhem esse vídeo com o maior número possível de pessoas. Isso vai nos ajudar muito a melhorar o compartilhando nas ruas da cidade de São Paulo e de outras cidades também.



Boas pedaladas!

domingo, 11 de agosto de 2013

Não basta ser pai, tem que pedalar!

Aos pais que pedalam (e aos que não pedalam) um domingo cheio de alegria e muito pedal!

FELIZ DIA DOS PAIS!






sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Quanta diferença!


Enquanto aqui em São Paulo fica um impasse em relação aos bicicletários do metrô, na Holanda foi inaugurado em 2011 um bicicletário para mais de 3 mil bicicletas, além de serviços de manutenção e aluguel de bicicletas, o qual vem funcionando muito bem até então.

Quando o interesse financeiro será menor que o interesse pela qualidade de vida numa cidade grande e poluída como São Paulo?

Pensem e boas pedaladas.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pedalando na neve!


Com frio que anda fazendo por aqui, bem que seria possível pedalar na neve nesses dias. O pessoal da Holanda já está acostumado com temperaturas abaixo de zero, e não deixam a bike em casa não!


Boas pedaladas!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ON ou OFF? De que lado você está?


Estamos vivendo a era da solidão com tanta gente rodeada à nossa volta. Já se perguntou com quantos amigos do seu Facebook você saiu esta semana? Mês passado? Ano passado? Hoje?????

Precisamos de mais pessoas OFF neste planeta para fazer um mundo mais gentil, mais sustentável e mais amigo. Ser virtual é legal, mas ser REAL é mais legal ainda.

Veja este vídeo de Deivison Pedroza e escolha em que lado você vai estar.

Bom final de semana.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Direitos e deveres do motorista.


Muito tem sido falado sobre os direitos e deveres dos ciclistas, mas e sobre os motoristas? O que falamos sobre eles em relação aos ciclistas?

Abaixo segue uma relação de coisas que todo motorista deve ter em mente ao utilizar seu veículo nas ruas e avenidas e se deparar com um ciclista no meio do caminho.

1) AO PASSAR ou ultrapassar um ciclista, você deve manter uma distância de 1,5m. Isto está no Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro. As multas variam de R$ 53,20 (infração leve) a R$ 574,62 (infração gravíssima), além da aplicação de pontos na carteira de habilitação.
2) SEMPRE use a buzina de forma sábia, e não com a intenção de assustar o ciclista. Um susto pode ocorrer a queda do ciclista e, consequentemente, ser atropelado ou machucar-se.
3) AO FAZER uma conversão à direita ou à esquerda, e o ciclista está à sua frente, comunique-o com uma pequena buzinada. Muitos ciclistas não usam espelho retrovisor, e ao buzinar, ele vai olhar para trás e perceber que você quer entrar à direita ou esquerda. Para isso, use o pisca-alerta.
4) SEMPRE use o pisca-alerta. Os ciclistas também precisam saber o que os motoristas querem fazer no trânsito.
5) PROJETA o ciclista. No CTB o maior protege o menor, e o ciclista tem prioridade.
6) SEJA sempre gentil. Em cima de uma bicicleta existe uma vida e gentileza sempre gera gentileza, não é mesmo?
7) CICLISTA tem que usar as ruas e avenidas, portanto, saiba compartilhar a pista.
8) SE você estiver com o veículo estacionado, verifique se vem algum ciclista antes de abrir a porta. Você pode causar um acidente com o ciclista.

Motorista, não se estresse no trânsito. Pense em trocar o veículo pela bicicleta. Eu tenho certeza que você se sentirá melhor, mais relaxado e, de quebra, ainda vai manter a forma.


Boas pedalas!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Nunca é tarde demais para começar.


Dizem que quando se aprende a pedalar a gente jamais esquece. Mas será que isso também vale para as pessoas da "terceira idade"?

Sim, claro! Não tenha dúvidas disso! Nunca é tarde para aprender a pedalar, e como vocês verão no vídeo abaixo, faz um bem danado para alma, voltamos a ser criança e aprendemos coisas novas que ficaram ali atrás em nossas vidas.

Boas pedaladas!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Cargo bikes, uma boa ideia.

Você é do tipo que não dispensa a magrela por nada neste mundo? E muito menos na hora de transportar suas compras, suas coisas, seus filhos etc numa bicicleta? Então aqui estão as Cargo Bikes de Copenhague. São muito úteis para transportar o que você quiser, e ainda tem gente que faz milagres com o suporte. Muito legal.

Ah... tem até competição com as Cargo Bikes...hehehehe.

Boas pedaladas!


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Estacionando sua bike em casa.

Onde você mora tem lugar para estacionar a tua magrela? Não???? Então veja esse vídeo com ideias bem criativas (e seguras) para estacionar tua bicicleta em casa. A única coisa triste é que esse tipo de coisa não funciona no Brasil... ainda!

O vídeo é da Holanda e está em inglês, mas dá para entender prestando atenção às imagens.

Será que teremos ao semelhante aqui em São Paulo algum dia?

Veremos...

Boas pedaladas.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pedalando com estilo.

Se você curte pedalar e ainda gosta de manter seu estilo, aqui está um vídeo bem bacana filmado em Amsterdam para celebrar a abertura do Museu de Bicicletas em Oosterkerk.

O mais legal é que o passeio foi feito de forma muito pacífica e divertida. Reparem que há muitas pessoas nas calçadas admirando os ciclistas, e até no meio do caminho deles apareceu uma Ferrari, que respeitosamente parou para que os ciclistas pudessem passar.

Outro ponto legal são as diversas bikes estilosas que você verá no vídeo.

Divirta-se e boas pedaladas.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pedalando com o bebê.

Para você mamãe, que acabou de ter neném e não quer perder a forma física e não tem com quem deixar o bebê, para você papai, que quer passar mais tempo com o filhote, ou para qualquer um que queira dar mais alegria a vida do teu filho, aqui vai uma boa sugestão: pedale com o teu bebê.

O vídeo foi gravado na Holanda, mas é uma boa sugestão para quem quer pedalar e ainda ficar de olho nas crianças.

Boas pedaladas.

terça-feira, 9 de julho de 2013

O respeito começa em nós!


É muito fácil exigir respeito dos outros quando a própria pessoa não respeita a si mesma. Nos últimos acontecimentos no país eu tenho visto muito disso: o povo quer que os políticos cumprem as leis e respeitam os cidadãos brasileiros, mas muitos brasileiros pisam na bola.

Vejo muitos brasileiros jogando lixo na rua, atravessando fora da faixa de pedestres, estacionando em vagas proibidas, lavando a frente da casa com mangueira desperdiçando água, não devolvendo o troco que veio a mais, não dando lugar para o idoso sentar dentro do transporte público, e por ai vai... a lista é mesmo longa.

O mesmo acontece com ciclistas despreparados, mal informados ou até mesmo, mal educados.

Se você, ciclista, quer respeito por parte dos motoristas e pedestres, você precisa respeitar algumas regrinhas básicas de conduta:

1. JAMAIS pedale na calçada. Calçada é feita para pedestres e você pode atropelar alguém. Caso não exista outra forma de se locomover, desmonte da bicicleta e empurre-a.
2. PARE sempre na faixa de pedestre, até mesmo quando não existir semáforo no local. Pedestre tem prioridade, e existindo faixa de pedestre, você deve parar e esperar o outro atravessar em segurança.
3. JAMAIS pedale na contramão. A bicicleta é considerada veículo e deve respeitar as leis de trânsito, ou seja, trafegar na mesma mão que os outros veículos.
4. SEMPRE agradeça um condutor que te der passagem. Gentileza gera gentileza. Há muitos motoristas que odeiam ciclistas, porque muitos ciclistas se comportam mal no trânsito... ou você se esqueceu que com os motociclistas a coisa e diferente?
5. ESTACIONE sua magrela sempre em lugar apropriado. Jamais estacione sua bicicleta em locais onde trafegam pessoas, ou seja, nas portas de estabelecimentos, em corredores, etc.
6. SEMPRE use suas mãos para sinalizar. O motorista também precisa saber o que você quer fazer no trânsito.
7. JAMAIS use a faixa de pedestre para atravessar um cruzamento ou uma esquina. Você tem regras de trânsito a seguir, portanto, faixa de pedestres - como o próprio nome diz - é feita para pedestres.

Com essas sete regrinhas sempre em dia eu tenho certeza que você irá ser respeitado tanto pelos motoristas e pedestres quanto por outros ciclistas.

Lembre-se, ao pedalar você coloca a tua vida e a dos outros em risco, portanto, respeite-se para ser respeitado.

Boas pedaladas.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pedalando em segurança no trânsito!


Nunca é demais tocar nesse assunto, então lá vão mais dicas de como pedalar com segurança no trânsito ou em qualquer outro lugar.

1. Jamais pedale colado à guia. Desta forma o carro reduz a velocidade e desvia para a outra faixa, caso o motorista queira te ultrapassar.
2. Jamais fique ao lado de outro veículo no semáforo, e sim à frente dele.
3. Quanto você estiver que atravessar um cruzamento ou uma esquina, atenção redobrada. Muitos acidentes acontecem nesses momentos.
4. Não fique olhando para trás o tempo todo, somente para verificar se vem um veículo atrás ao cruzar um esquina ou um cruzamento, ou até mesmo trocar de pista à esquerda.
5. Sempre que possível mantenha contato com os condutores para saber o que eles vão fazer. E se eles te der passagem, agradeça! Gentileza gera gentileza.
6. Sempre use suas mãos para sinalizar. O motorista também deve saber o que você pretende fazer.
7. Jamais ultrapasse um semáforo vermelho, espere o sinal ficar verde. Muitos acidentes também acontecem nessas situações. Nessas horas, paciência é tudo.
8. Fique sempre atento aos buracos, pedras soltas, bueiros, bocas de lobo, valetas e outros obstáculos. Para cair num desses obstáculos é facinho.
9. Mantenha sempre os refletores de sua magrela limpos e bem posicionados.
10. Mantenha-se sempre em linha reta possível.
11. Cuidado com portas de veículos que estão estacionados, essas portas podem abrir a qualquer momento e...
12. Fique sempre atento aos pedestres e animais que circulam nas calçadas, muitos resolvem atravessar a rua sem pensar e você pode se chocar com um deles. Nessas horas o uso da buzina é essencial.
13. Evite costurar os veículos e fazer movimentos bruscos.
14. Ao virar à esquerda, atenção redobrada e sinalize.
15. JAMAIS pedale na contramão. A bicicleta é considerada veículo e deve respeitar as leis de trânsito. Ao se chocar em um veículo na contramão, o impacto da velocidade do veículo e da bicicleta é somada. Sem contar que, para quem está dirigindo, o motorista não tem noção se a bicicleta está em movimento ou não.
16. JAMAIS pedale nas calçadas. Calçada foi feita para pedestres, e você pode atropelar alguém. Se for usar a calçada, desmonte da bike e empurre-a.
17. Sempre pare na faixa de pedestres. Espere o outro atravessar a faixa e prossiga. As leis de trânsito valem para quem pedala.
18. Antes de sair pedalando com a sua magrela, verifique se sua bicicleta está em ordem. Um peça solta pode ser fatal.
19. Antes de pedalar, faça alongamentos. Ajuda a evitar câimbras ou outras dores pelo corpo.
20. Esteja sempre bem visível. Use roupas claras, bem chamativas e refletivas.
21. Mantenha-se sempre hidratado.
22. Se possível, evite grandes avenidas, pois nelas o fluxo de carros, caminhões e ônibus é bem maior.
23. Sempre tenha com você uma identidade, e se possível um cartão contendo seu tipo sanguíneo e telefone de contato de pessoas conhecidas. Caso aconteça um acidente...
24. USE SEMPRE O CAPACETE. Mesmo que você tenha que ir até a esquina da tua casa... acidentes não avisam quando irão acontecer.
25. DIVIRTA-SE! Pedalar é o melhor remédio para tristeza.

Boas pedalas.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ciclismo em camiseta

Se você curte camisetas, essas de algodão mesmo, aqui vai algumas sugestões para adquirir essas camisetas com temas de ciclismo muito bem elaboradas e com preços bem acessíveis.

Quisty
Comprei duas camisetas com eles, e pedi a versão dry-fit, mas de dry-fit não tem nada...hehehehe, mas os desenhos são tão lindos, que valeu a pena.
acesse o site aqui.


No rolê
Nunca comprei com eles, mas vi o trabalho deles num dos passeios que eu costumo fazer com o CAB. Os temas são bem legais.
acesse o site aqui.

Bike Forever
Também nunca comprei com eles, mas pelo pouco que vi, parece ter camisetas bem legais e de boa qualidade.
acesse o site aqui.

Escolha a tua camiseta favorita e boas pedaladas!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Todo cuidado é muito pouco.

Campanhas para um trânsito mais seguro são feitas em vários países pelo mundo afora, e a Noruega criou a sua, a qual é muito bem bolada e bacana.

Repare no comercial, que a imprudência não vem só dos motoristas, mas do próprio ciclista também, que pedala, de certa forma, perigosa.

Divirtam-se! E usem sempre o capacete!


No final do comercial, a frase: "Para quem não ten 9 vidas!"

Boas pedaladas!