quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pedalando na neve!


Com frio que anda fazendo por aqui, bem que seria possível pedalar na neve nesses dias. O pessoal da Holanda já está acostumado com temperaturas abaixo de zero, e não deixam a bike em casa não!


Boas pedaladas!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ON ou OFF? De que lado você está?


Estamos vivendo a era da solidão com tanta gente rodeada à nossa volta. Já se perguntou com quantos amigos do seu Facebook você saiu esta semana? Mês passado? Ano passado? Hoje?????

Precisamos de mais pessoas OFF neste planeta para fazer um mundo mais gentil, mais sustentável e mais amigo. Ser virtual é legal, mas ser REAL é mais legal ainda.

Veja este vídeo de Deivison Pedroza e escolha em que lado você vai estar.

Bom final de semana.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Direitos e deveres do motorista.


Muito tem sido falado sobre os direitos e deveres dos ciclistas, mas e sobre os motoristas? O que falamos sobre eles em relação aos ciclistas?

Abaixo segue uma relação de coisas que todo motorista deve ter em mente ao utilizar seu veículo nas ruas e avenidas e se deparar com um ciclista no meio do caminho.

1) AO PASSAR ou ultrapassar um ciclista, você deve manter uma distância de 1,5m. Isto está no Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro. As multas variam de R$ 53,20 (infração leve) a R$ 574,62 (infração gravíssima), além da aplicação de pontos na carteira de habilitação.
2) SEMPRE use a buzina de forma sábia, e não com a intenção de assustar o ciclista. Um susto pode ocorrer a queda do ciclista e, consequentemente, ser atropelado ou machucar-se.
3) AO FAZER uma conversão à direita ou à esquerda, e o ciclista está à sua frente, comunique-o com uma pequena buzinada. Muitos ciclistas não usam espelho retrovisor, e ao buzinar, ele vai olhar para trás e perceber que você quer entrar à direita ou esquerda. Para isso, use o pisca-alerta.
4) SEMPRE use o pisca-alerta. Os ciclistas também precisam saber o que os motoristas querem fazer no trânsito.
5) PROJETA o ciclista. No CTB o maior protege o menor, e o ciclista tem prioridade.
6) SEJA sempre gentil. Em cima de uma bicicleta existe uma vida e gentileza sempre gera gentileza, não é mesmo?
7) CICLISTA tem que usar as ruas e avenidas, portanto, saiba compartilhar a pista.
8) SE você estiver com o veículo estacionado, verifique se vem algum ciclista antes de abrir a porta. Você pode causar um acidente com o ciclista.

Motorista, não se estresse no trânsito. Pense em trocar o veículo pela bicicleta. Eu tenho certeza que você se sentirá melhor, mais relaxado e, de quebra, ainda vai manter a forma.


Boas pedalas!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Nunca é tarde demais para começar.


Dizem que quando se aprende a pedalar a gente jamais esquece. Mas será que isso também vale para as pessoas da "terceira idade"?

Sim, claro! Não tenha dúvidas disso! Nunca é tarde para aprender a pedalar, e como vocês verão no vídeo abaixo, faz um bem danado para alma, voltamos a ser criança e aprendemos coisas novas que ficaram ali atrás em nossas vidas.

Boas pedaladas!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Cargo bikes, uma boa ideia.

Você é do tipo que não dispensa a magrela por nada neste mundo? E muito menos na hora de transportar suas compras, suas coisas, seus filhos etc numa bicicleta? Então aqui estão as Cargo Bikes de Copenhague. São muito úteis para transportar o que você quiser, e ainda tem gente que faz milagres com o suporte. Muito legal.

Ah... tem até competição com as Cargo Bikes...hehehehe.

Boas pedaladas!


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Estacionando sua bike em casa.

Onde você mora tem lugar para estacionar a tua magrela? Não???? Então veja esse vídeo com ideias bem criativas (e seguras) para estacionar tua bicicleta em casa. A única coisa triste é que esse tipo de coisa não funciona no Brasil... ainda!

O vídeo é da Holanda e está em inglês, mas dá para entender prestando atenção às imagens.

Será que teremos ao semelhante aqui em São Paulo algum dia?

Veremos...

Boas pedaladas.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pedalando com estilo.

Se você curte pedalar e ainda gosta de manter seu estilo, aqui está um vídeo bem bacana filmado em Amsterdam para celebrar a abertura do Museu de Bicicletas em Oosterkerk.

O mais legal é que o passeio foi feito de forma muito pacífica e divertida. Reparem que há muitas pessoas nas calçadas admirando os ciclistas, e até no meio do caminho deles apareceu uma Ferrari, que respeitosamente parou para que os ciclistas pudessem passar.

Outro ponto legal são as diversas bikes estilosas que você verá no vídeo.

Divirta-se e boas pedaladas.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pedalando com o bebê.

Para você mamãe, que acabou de ter neném e não quer perder a forma física e não tem com quem deixar o bebê, para você papai, que quer passar mais tempo com o filhote, ou para qualquer um que queira dar mais alegria a vida do teu filho, aqui vai uma boa sugestão: pedale com o teu bebê.

O vídeo foi gravado na Holanda, mas é uma boa sugestão para quem quer pedalar e ainda ficar de olho nas crianças.

Boas pedaladas.

terça-feira, 9 de julho de 2013

O respeito começa em nós!


É muito fácil exigir respeito dos outros quando a própria pessoa não respeita a si mesma. Nos últimos acontecimentos no país eu tenho visto muito disso: o povo quer que os políticos cumprem as leis e respeitam os cidadãos brasileiros, mas muitos brasileiros pisam na bola.

Vejo muitos brasileiros jogando lixo na rua, atravessando fora da faixa de pedestres, estacionando em vagas proibidas, lavando a frente da casa com mangueira desperdiçando água, não devolvendo o troco que veio a mais, não dando lugar para o idoso sentar dentro do transporte público, e por ai vai... a lista é mesmo longa.

O mesmo acontece com ciclistas despreparados, mal informados ou até mesmo, mal educados.

Se você, ciclista, quer respeito por parte dos motoristas e pedestres, você precisa respeitar algumas regrinhas básicas de conduta:

1. JAMAIS pedale na calçada. Calçada é feita para pedestres e você pode atropelar alguém. Caso não exista outra forma de se locomover, desmonte da bicicleta e empurre-a.
2. PARE sempre na faixa de pedestre, até mesmo quando não existir semáforo no local. Pedestre tem prioridade, e existindo faixa de pedestre, você deve parar e esperar o outro atravessar em segurança.
3. JAMAIS pedale na contramão. A bicicleta é considerada veículo e deve respeitar as leis de trânsito, ou seja, trafegar na mesma mão que os outros veículos.
4. SEMPRE agradeça um condutor que te der passagem. Gentileza gera gentileza. Há muitos motoristas que odeiam ciclistas, porque muitos ciclistas se comportam mal no trânsito... ou você se esqueceu que com os motociclistas a coisa e diferente?
5. ESTACIONE sua magrela sempre em lugar apropriado. Jamais estacione sua bicicleta em locais onde trafegam pessoas, ou seja, nas portas de estabelecimentos, em corredores, etc.
6. SEMPRE use suas mãos para sinalizar. O motorista também precisa saber o que você quer fazer no trânsito.
7. JAMAIS use a faixa de pedestre para atravessar um cruzamento ou uma esquina. Você tem regras de trânsito a seguir, portanto, faixa de pedestres - como o próprio nome diz - é feita para pedestres.

Com essas sete regrinhas sempre em dia eu tenho certeza que você irá ser respeitado tanto pelos motoristas e pedestres quanto por outros ciclistas.

Lembre-se, ao pedalar você coloca a tua vida e a dos outros em risco, portanto, respeite-se para ser respeitado.

Boas pedaladas.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pedalando em segurança no trânsito!


Nunca é demais tocar nesse assunto, então lá vão mais dicas de como pedalar com segurança no trânsito ou em qualquer outro lugar.

1. Jamais pedale colado à guia. Desta forma o carro reduz a velocidade e desvia para a outra faixa, caso o motorista queira te ultrapassar.
2. Jamais fique ao lado de outro veículo no semáforo, e sim à frente dele.
3. Quanto você estiver que atravessar um cruzamento ou uma esquina, atenção redobrada. Muitos acidentes acontecem nesses momentos.
4. Não fique olhando para trás o tempo todo, somente para verificar se vem um veículo atrás ao cruzar um esquina ou um cruzamento, ou até mesmo trocar de pista à esquerda.
5. Sempre que possível mantenha contato com os condutores para saber o que eles vão fazer. E se eles te der passagem, agradeça! Gentileza gera gentileza.
6. Sempre use suas mãos para sinalizar. O motorista também deve saber o que você pretende fazer.
7. Jamais ultrapasse um semáforo vermelho, espere o sinal ficar verde. Muitos acidentes também acontecem nessas situações. Nessas horas, paciência é tudo.
8. Fique sempre atento aos buracos, pedras soltas, bueiros, bocas de lobo, valetas e outros obstáculos. Para cair num desses obstáculos é facinho.
9. Mantenha sempre os refletores de sua magrela limpos e bem posicionados.
10. Mantenha-se sempre em linha reta possível.
11. Cuidado com portas de veículos que estão estacionados, essas portas podem abrir a qualquer momento e...
12. Fique sempre atento aos pedestres e animais que circulam nas calçadas, muitos resolvem atravessar a rua sem pensar e você pode se chocar com um deles. Nessas horas o uso da buzina é essencial.
13. Evite costurar os veículos e fazer movimentos bruscos.
14. Ao virar à esquerda, atenção redobrada e sinalize.
15. JAMAIS pedale na contramão. A bicicleta é considerada veículo e deve respeitar as leis de trânsito. Ao se chocar em um veículo na contramão, o impacto da velocidade do veículo e da bicicleta é somada. Sem contar que, para quem está dirigindo, o motorista não tem noção se a bicicleta está em movimento ou não.
16. JAMAIS pedale nas calçadas. Calçada foi feita para pedestres, e você pode atropelar alguém. Se for usar a calçada, desmonte da bike e empurre-a.
17. Sempre pare na faixa de pedestres. Espere o outro atravessar a faixa e prossiga. As leis de trânsito valem para quem pedala.
18. Antes de sair pedalando com a sua magrela, verifique se sua bicicleta está em ordem. Um peça solta pode ser fatal.
19. Antes de pedalar, faça alongamentos. Ajuda a evitar câimbras ou outras dores pelo corpo.
20. Esteja sempre bem visível. Use roupas claras, bem chamativas e refletivas.
21. Mantenha-se sempre hidratado.
22. Se possível, evite grandes avenidas, pois nelas o fluxo de carros, caminhões e ônibus é bem maior.
23. Sempre tenha com você uma identidade, e se possível um cartão contendo seu tipo sanguíneo e telefone de contato de pessoas conhecidas. Caso aconteça um acidente...
24. USE SEMPRE O CAPACETE. Mesmo que você tenha que ir até a esquina da tua casa... acidentes não avisam quando irão acontecer.
25. DIVIRTA-SE! Pedalar é o melhor remédio para tristeza.

Boas pedalas.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ciclismo em camiseta

Se você curte camisetas, essas de algodão mesmo, aqui vai algumas sugestões para adquirir essas camisetas com temas de ciclismo muito bem elaboradas e com preços bem acessíveis.

Quisty
Comprei duas camisetas com eles, e pedi a versão dry-fit, mas de dry-fit não tem nada...hehehehe, mas os desenhos são tão lindos, que valeu a pena.
acesse o site aqui.


No rolê
Nunca comprei com eles, mas vi o trabalho deles num dos passeios que eu costumo fazer com o CAB. Os temas são bem legais.
acesse o site aqui.

Bike Forever
Também nunca comprei com eles, mas pelo pouco que vi, parece ter camisetas bem legais e de boa qualidade.
acesse o site aqui.

Escolha a tua camiseta favorita e boas pedaladas!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Todo cuidado é muito pouco.

Campanhas para um trânsito mais seguro são feitas em vários países pelo mundo afora, e a Noruega criou a sua, a qual é muito bem bolada e bacana.

Repare no comercial, que a imprudência não vem só dos motoristas, mas do próprio ciclista também, que pedala, de certa forma, perigosa.

Divirtam-se! E usem sempre o capacete!


No final do comercial, a frase: "Para quem não ten 9 vidas!"

Boas pedaladas!