domingo, 27 de março de 2011

MANIFESTAÇÃO OU IMPOSIÇÃO?

Uma vez me perguntaram: você não vai à Bicicletada?

Eu respondi que não.

Não tenho nada contra à Bicicletada, acho até que a causa é justa, o que eu não gosto é a maneira como eles querem “impor” a sua causa.

Acho que há uma diferença entre manifestar-se a favor a uma causa e impor uma causa.
Eu nunca fui à Bicicletada, e nem sabia como funcionava tudo até ver o vídeo do programa Arsenal no Youtube. Fiquei chocada!

Nós ciclistas temos brigado tanto e por tanto tempo para que os motoristas e pedestres nos respeitem que ao ver esse vídeo eu penso que tudo caiu por terra.

Poxa, se queremos respeito dos outros, temos que respeitar os outros também. No vídeo você vê ciclistas tomando conta de praticamente de todas as pistas da Av. Paulista. Você pode ver no vídeo que alguns carros têm que passar pela pista de ônibus para poder ultrapassar os ciclistas. Sem contar a gritaria, algazarra e buzinada, que a meu ver, não resolve nada.

A meu ver, os motoristas vão ficar ainda mais furiosos com os ciclistas e outros Reinaldos Neis podem sair por aí atropelando todo mundo, porque gente estressada e mal-humorada tem aos montes. Sem contar os psicopatas. (risos)

Sinceramente eu não gostei do que eu vi. Se quisermos mudar a visão das pessoas, temos que começar por fazer a coisa certa, com respeito e ORGANIZAÇÃO. O que se vê na Bicicletada é a mais pura falta de organização, e aposto, que muitos estão lá e nem sabem do que se trata, estão mais para se divertir do que realmente lutar pela causa.

No vídeo você ainda ouve um rapaz dizendo que ele usa capacete, pois assim o motorista deve respeitá-lo. Mas e aquele ciclista que não usa capacete? O motorista pode passar por cima? Essa eu não entendi, já que o uso do capacete não é de uso obrigatório pela lei de trânsito.

Na minha opinião, temos que fazer o que é certo: usar apenas uma única pista das ruas e avenidas, ter guias para orientar os ciclistas, não ficar fazendo algazarra e buzinadas, respeitar os carros, ônibus e pessoas. Se possível, distribua panfletos para o público a fim de mostrar a todos do que se trata o assunto, e claro, avisar os ciclistas que estão apenas para brincar, que esse tipo de atitude é intolerável, correndo o risco de ter que sair da manifestação. E pedalar pela calçada, JAMAIS!

Eu apoio a causa da Bicicletada, e pelo amor de Deus, não se ofendam, apenas acho que em vez de conseguir o que quer, vocês estão conseguindo exatamente o contrário. É praticamente a mesma coisa em relação aos manifestantes que quebraram a estação Anhangabaú por causa do aumento do ônibus. Esse tipo de coisa resolve? Eu acredito que não.

Veja bem, não estamos brigando pelo impeachment de um presidente, mas sim por uma causa pacífica e de nosso interesse como um todo, e já que a lei do mínimo esforço prevalece neste país, vamos dar o exemplo!



Boas pedaladas!

Nenhum comentário: