domingo, 3 de abril de 2011

Pedalar ou não na calçada?

Ontem eu li uns twitters, que eu acompanho, que alguns não são contra em pedalar na calçada, apenas acham que devem pedalar quando não tem muitas pessoas circulando, indo a uma velocidade baixa, ou, em caso de muitas pessoas circulando, aí sim empurrar a bike.

Bom, eu sou contra a pedalar na calçada, mas sou a favor quando não há outro jeito, afinal, é a nossa vida que está em jogo.

Toda vez que preciso usar a av. Rebouças, eu até tento fazer o trajeto todo pela rua, mas é praticamente impossível, os motoristas não nos respeitam e muito menos lembram (ou se é que sabem) da lei de ultrapassagem de 1,5m de distância de um ciclista, aí ou vou pela calçada ou corro o risco de ser atropelada ou prensada contra calçada, causando um acidente, e quem vai sair bem machucado nessa história toda, sou eu, e o idiota do motorista vai fugir e eu que vou arcar com todos os prejuízos.

Mas a calçada da av. Rebouças é bem larga e praticamente há poucas pessoas circulando por ela, o que nos dá uma boa visão para desviarmos das pessoas com certa antecedência. O único problema é que lá existem lojas, escolas, hotéis, restaurantes, e por isso há muitas garagens, e muitos carros entram e saem, e como nenhum motorista está esperando por um ciclista pedalando pela calçada, um deles pode me atropelar, e aí, o erro é todo meu, e não do motorista. Por isso que nessas horas eu triplico a minha atenção, porque posso atropelar pessoas e animais e ainda ser atropelada por um carro saindo da garagem.

Agora pedalar na calçada da av. Paulista para mim é demais. Sim, a calçada é tão larga quando da av. Rebouças, mas lá tem o triplo de pessoas circulando todos os dias, por praticamente 24 horas, e o risco de atropelar alguém aumenta muito, e o ciclista (idiota nesse momento) pode fugir sem prestar socorro. O correto, ali, é empurrar a bike. Até porque dá para pedalar na av. Paulista tranquilamente, mesmo em dia de pico. Eu nunca precisei pedalar na calçada da avenida, apenas aumento a atenção porque tem muitas pessoas atravessando as ruas, muitos cruzamentos, motos etc, mas isso vale para qualquer rua, não é mesmo?

Calçada foi feita para pedestre, portanto, pedestres exijam seus direitos. Chame a atenção de um ciclista que estiver pedalando pela calçada com muitas pessoas circulando. Exijam que empurrem a bike, e se isso não acontecer, chame um policial.

Mas lembrem-se, também, pedestres: as ruas foram feitas para veículos, e vocês devem atravessar pela faixa ou pela passarela, não arrisquem suas vidas, e se vir um ciclista atravessando pela faixa, chame a atenção dele também. Na faixa de pedestre, o ciclista também deve empurrar a bike e, se o sinal estiver fechado para ele, ele deve parar a bike e esperar a oportunidade de continuando avançando, pois pessoas podem estar atravessando a rua, e o ciclista te atropelar alguém.

Ciclista, se você for atropelado por um carro e você estava pedalando na calçada, você que estava errado, portanto, o motorista pode processá-lo e você ainda ter que pagar o conserto do carro dele, caso aconteça algum dano.

Ciclista, se você atropelar um pedestre quando estiver pedalando pela faixa de pedestre, você também estará errado e poderá responder a processo judicial e pagar os danos causados ao atropelado.

PORTANTO, CICLISTAS, NÃO SEJAM IDIOTAS, PRESERVEM A VIDA DOS OUTROS PARA QUE SUAS VIDAS SEJAM PRESERVADAS.

Boas pedaladas.

Nenhum comentário: