Semana passada houve mais um ciclista atropelado no trânsito de São Paulo, mas desta vez paira uma pergunta: quem foi imprudente: o motorista do caminhão ou o ciclista?
Não quero jamais defender o motorista do caminhão, até porque ele sequer ajudou o ciclista atropelado, mas o que quero dizer que todo cuidado no trânsito, para os ciclistas, é muito pouco.
O ciclista agiu de forma imprudente. Talvez ele nem tenha percebido isso, mas ao achar que dava para ultrapassar o micro-ônibus estacionado na avenida, acabou fechado pelo motorista do caminhão sendo atropelado logo em seguida.
Muitas vezes, mesmo com muita experiência, a gente acredita que dá para ultrapassar determinado veículo, mas nem sempre é possível. Portanto, numa situação como esta, o mais correto é parar a bike atrás do veículo estacionado e verificar se vem algum automóvel e certificar-se se há possibilidade de ultrapassagem em segurança. Não se arrisque!
Eu sempre escrevo aqui no blog sobre segurança no trânsito, e isso não vale somente para os motoristas, mas principalmente para quem pedala. Antes de qualquer manobra com tua bike, verifique se há possibilidade de fazê-la, caso contrário, espere um pouco, a bicicleta já tem uma grande vantagem em chegar em qualquer lugar mais rápido, alguns minutos de espera não vai fazer muita diferença em tua vida.
Ciclista, lembre que você é o teu para-choque, teu retrovisor e teu pisca-alerta. Sinalize com tuas mãos para avisar que vai ultrapassar, mudar de faixa ou parar, o motorista que está atrás de você não sabe o que você quer fazer, portanto, alerte-o.
E como foi dito na reportagem, nada justifica a falta de socorro do motorista do caminhão.
A tua vida é mais importante que chegar mais rápido em casa ou no trabalho. SINALIZE!
Boas pedaladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário