Algumas pessoas acham algumas roupas e acessórios desnecessários para pedalar, outras acham até ridículo. Pedalar é mais do que um meio de transporte ou lazer, é uma prática esportiva, e precisa de alguns cuidados.
O primeiro equipamento que todo ciclista deve usar é o capacete. Apesar do Código Brasileiro de Trânsito não obrigar o uso dele, eu digo que qualquer proteção em sua cabeça, pode ser essencial para te manter vivo ou sem sequelas. Pode até parecer ridículo, ficar com cara de ET, etc, mas ele pode salvar sua vida. Veja aqui o capacete que salvou meu amigo, pense muito bem quando for pedalar sem capacete.
Modelos existem vários, com preços também variados, e trocentas marcas, mas procure um que seja mais sua cara e use-o sempre, até mesmo quando for pedalar até a esquina para comprar pão.
Não recomendo esses capacetes para skatistas, pois eles são mais quentes e mais pesados, e pode atrapalhar seu desempenho sobre a bike. Compre um que tenha bastante arestas para sua cabeça respirar, afinal de contas, também transpiramos pelo couro cabeludo.
O outro acessório é a luva. Seja ela com dedos ou sem dedos. Eu particularmente prefiro as que têm dedos, assim não fico com aquela marca de sol em minhas mãos e ainda protejo meus dedos também. Eu uso luvas sempre, pois além de proteger minhas mãos, me mantem firme segurando o guidão já que eu transpiro muito pelas mãos.
Quando você está para levar um tombo, a primeira coisa que passa por sua cabeça é se proteger colocando as mãos no chão ou em outro lugar, e é nessas horas que você pode ralar sua mão, e isso te prejudicar em continuar pedalando ou em outro pedal futuro. A mão é parte do corpo que mais demora para cicatrizar, e isso você não quer né? Aliás, se você usa suas mãos para trabalhar, um machucado nelas pode te prejudicar também no trabalho, fora o desconforto e a dor.
Outro equipamento parece chique, mas não é: os óculos. Quando você pedala qualquer coisa pode voar direto para seus olhos, como pedrinhas, pedaços de papel, pedaços de galhos e até insetos. E além de machucar seus olhos, você pode sofrer um acidente. Os óculos servem também para que você possa enxergar melhor o que acontece ao seu redor, e ainda de proteger dos raios solares. Existem vários modelos, de várias cores e preços, mas compre sempre aqueles para ciclistas ou corredores, pois você não tem ponto falso quando precisar olhar para o lado apenas com os olhos sem ter que precisar virar a cabeça. Inclusive já falei sobre o uso dos óculos aqui neste blog, veja aqui.
Os tênis são tão essenciais quanto qualquer outro equipamento, pois além de manter seu pé firme, ainda pode te proteger de uma queda ou de um machucado. Dê preferência por tênis com solado emborrachado, dos tipos para fazer caminhada, pois mantém a aderência com o pedal. Esses tênis com solado que escorregam podem ser perigosos. Uma vez eu estava com um desses tênis, e quando estava atravessando um cruzamento, meu pé escorregou e escapou do pedal, além do susto, quase corri o risco de ser atropelada, pois o semáforo abriu. Olha só o perigo. Não recomendo chinelos, pois eles podem enroscar, sair do pé, e numa queda você pode machucar seus pés, que seria o mesmo caso das mãos sem as luvas.
As camisetas de ciclismos não são necessárias, mas pode te ajudar a transpirar melhor, pois elas são feitas de dry-fit e te ajuda a manter a temperatura do seu corpo. Além de possuir 3 bolsos atrás, os quais te ajudam a levar suas coisas, como chaves, celular, barrinhas de ceral, entre outras coisas. Procure sempre por aquelas que são bem coloridas, para que os motoristas possam de enxergar de dia ou de noite.
As bermudas são apertadas para te proteger de não enroscar no pedivela e você cair, se machucar, ou coisa pior. Além disso, elas não criam atrito com sua virilha ao pedalar causando assaduras. Alguns ciclistas preferem pedalar sem cueca, pois a cueca também pode causar assaduras e prejudicar o pedal por causa da dor. Eu mesma já passei por uma situação semelhante. Depois de um pedal bom, eu percebi que estava com assaduras e a dor de retirar a roupa íntima foi bem grande, e aí fiquei usando hipoglós por um tempinho... hehehe. A quem prefira passar hipoglós antes de pedalar para exatamente evitar as assaduras. Além disso, as bermudas vêm com uma almofada bem embaixo para proteger suas partes íntimas para que você aguente pedais longos e não sinta dores no dia seguinte.
Pronto!
E boas pedaladas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário