domingo, 8 de julho de 2012

Tour de France e suas camisetas cobiçadas!




O Tour de France não é apenas uma competição para ver quem é o melhor entre todos os ciclistas, mas é uma competição para saber quem é o melhor em algumas categorias, as quais são indicadas através de camisetas, e a briga por elas é que dá um show à parte (além das paisagens da região) à competição.

Para você conhecer essas camisetas, vejam quais são elas.


A camiseta verde. Talvez a mais disputada de todas. Ela indica o melhor sprintista ou o melhor velocista, aquele cara que chega a pedalar mais de 50km/h para poder conseguir vesti-la. Nas estapas planas existem várias metas, conhecidas como "meta-volante" e cada vez que um deles passa em primeiro lugar nessas metas, ele ganha um determinado número de pontos. Também vale para o segundo e terceiro colocado. O show fica por conta da chegada quando eles fazem o "sprint", dá medo! (risos)

A minha favorita: branca de bolinhas vermelhas. Esta vai para o melhor escalador de montanhas, e olha que as montanhas da região da França não é para qualquer um. (risos). Também é classificada por metas (metas de montanha) e também a pontuação vale para os três primeiros colocados.


A camiseta branca equilave ao campeão do Tour, mas para os jovens de até 25 anos. A pontuação é feita através do tempo gasto nas etapas, e claro, vence que tiver o melhor tempo na classificação geral.

A mais cobiçada de todas! A camiseta amarela é a de líder da competição. Aquele que conseguir ficar com ela por mais tempo já se sente vitoroso, mas para recebê-la no último dia da competição e ser o campeão do Tour de France tem que ralar muito e torcer para que nada dê errado pelo caminho. Assim como as outras camisetas, esta também pode passar de mão em mão durante a competição, e só quem ganha ela é aquele que tem o melhor tempo na classificação geral.

Em alguns casos, um ciclista pode vestir mais de uma camiseta durante a competição, mas é claro que ele escolhe aquela em que ele tem mais pontos. Se for o líder, ele vai vestir a amarela. Quem usa a outra camiseta é o segundo colocado na categoria.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: