sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quando o respeito termina no ciclista

No post anterior eu escrevi sobre um dos erros que os ciclistas cometem, inclusive eu, e por esta razão eu fiquei aqui pensando com os meus botões:

Onde começa e onde termina o respeito para com os ciclistas nas ruas? Se avaliarmos isso de forma mais ampla, não tem começo e nem fim, porque todos devem respeitar as leis de trânsito, mas e quando o próprio ciclista comete as infrações? Onde termina o respeito? Nele mesmo.

Vivemos num mundo onde tudo se aprende na base da observação. Se uma pessoa faz de um jeito, outras pessoas farão da mesma forma, e nem percebem que muitas vezes estão agindo fora da lei. Não quero entrar no mérito do certo ou errado. Então que tal começar a respeitar a si mesmo? Que tal fazer o que é certo para que outras pessoas possam copiá-lo? Esta é a lei do mínimo esforço, o que um faz, os outros fazem também, mas sempre de forma um pouco negativa... hehehe. Mas vamos mudar este quadro!

Por isso é tão importante que você ciclista, pedale nas ruas e não nas calçadas, que pedale na mão correta e não na contramão, que respeite a faixa de pedestres e semáforos vermelhos, e sempre agradeça aos que te derem preferência no trânsito, afinal, gentileza gera gentileza. Tá ai mais uma lei do mínimo esforço de forma positiva.

O respeito no trânsito começa em nós mesmos. Desta forma também seremos respeitados.

Use sempre o capacete e boas pedaladas.

Nenhum comentário: