quinta-feira, 18 de julho de 2013

Direitos e deveres do motorista.


Muito tem sido falado sobre os direitos e deveres dos ciclistas, mas e sobre os motoristas? O que falamos sobre eles em relação aos ciclistas?

Abaixo segue uma relação de coisas que todo motorista deve ter em mente ao utilizar seu veículo nas ruas e avenidas e se deparar com um ciclista no meio do caminho.

1) AO PASSAR ou ultrapassar um ciclista, você deve manter uma distância de 1,5m. Isto está no Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro. As multas variam de R$ 53,20 (infração leve) a R$ 574,62 (infração gravíssima), além da aplicação de pontos na carteira de habilitação.
2) SEMPRE use a buzina de forma sábia, e não com a intenção de assustar o ciclista. Um susto pode ocorrer a queda do ciclista e, consequentemente, ser atropelado ou machucar-se.
3) AO FAZER uma conversão à direita ou à esquerda, e o ciclista está à sua frente, comunique-o com uma pequena buzinada. Muitos ciclistas não usam espelho retrovisor, e ao buzinar, ele vai olhar para trás e perceber que você quer entrar à direita ou esquerda. Para isso, use o pisca-alerta.
4) SEMPRE use o pisca-alerta. Os ciclistas também precisam saber o que os motoristas querem fazer no trânsito.
5) PROJETA o ciclista. No CTB o maior protege o menor, e o ciclista tem prioridade.
6) SEJA sempre gentil. Em cima de uma bicicleta existe uma vida e gentileza sempre gera gentileza, não é mesmo?
7) CICLISTA tem que usar as ruas e avenidas, portanto, saiba compartilhar a pista.
8) SE você estiver com o veículo estacionado, verifique se vem algum ciclista antes de abrir a porta. Você pode causar um acidente com o ciclista.

Motorista, não se estresse no trânsito. Pense em trocar o veículo pela bicicleta. Eu tenho certeza que você se sentirá melhor, mais relaxado e, de quebra, ainda vai manter a forma.


Boas pedalas!

Nenhum comentário: