terça-feira, 9 de julho de 2013

O respeito começa em nós!


É muito fácil exigir respeito dos outros quando a própria pessoa não respeita a si mesma. Nos últimos acontecimentos no país eu tenho visto muito disso: o povo quer que os políticos cumprem as leis e respeitam os cidadãos brasileiros, mas muitos brasileiros pisam na bola.

Vejo muitos brasileiros jogando lixo na rua, atravessando fora da faixa de pedestres, estacionando em vagas proibidas, lavando a frente da casa com mangueira desperdiçando água, não devolvendo o troco que veio a mais, não dando lugar para o idoso sentar dentro do transporte público, e por ai vai... a lista é mesmo longa.

O mesmo acontece com ciclistas despreparados, mal informados ou até mesmo, mal educados.

Se você, ciclista, quer respeito por parte dos motoristas e pedestres, você precisa respeitar algumas regrinhas básicas de conduta:

1. JAMAIS pedale na calçada. Calçada é feita para pedestres e você pode atropelar alguém. Caso não exista outra forma de se locomover, desmonte da bicicleta e empurre-a.
2. PARE sempre na faixa de pedestre, até mesmo quando não existir semáforo no local. Pedestre tem prioridade, e existindo faixa de pedestre, você deve parar e esperar o outro atravessar em segurança.
3. JAMAIS pedale na contramão. A bicicleta é considerada veículo e deve respeitar as leis de trânsito, ou seja, trafegar na mesma mão que os outros veículos.
4. SEMPRE agradeça um condutor que te der passagem. Gentileza gera gentileza. Há muitos motoristas que odeiam ciclistas, porque muitos ciclistas se comportam mal no trânsito... ou você se esqueceu que com os motociclistas a coisa e diferente?
5. ESTACIONE sua magrela sempre em lugar apropriado. Jamais estacione sua bicicleta em locais onde trafegam pessoas, ou seja, nas portas de estabelecimentos, em corredores, etc.
6. SEMPRE use suas mãos para sinalizar. O motorista também precisa saber o que você quer fazer no trânsito.
7. JAMAIS use a faixa de pedestre para atravessar um cruzamento ou uma esquina. Você tem regras de trânsito a seguir, portanto, faixa de pedestres - como o próprio nome diz - é feita para pedestres.

Com essas sete regrinhas sempre em dia eu tenho certeza que você irá ser respeitado tanto pelos motoristas e pedestres quanto por outros ciclistas.

Lembre-se, ao pedalar você coloca a tua vida e a dos outros em risco, portanto, respeite-se para ser respeitado.

Boas pedaladas.

Nenhum comentário: