segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Atravesse sempre na faixa. Será?

Eu sempre defendi a ideia de atravessar na faixa de pedestres, até porque, de certa forma, é a nossa única "garantia" de segurança no trânsito, não é mesmo?
 
Mas lendo o artigo do Vá de Bike, vi que eu estou errada, e por causa disso, quero compartilhar com vocês, o artigo 69 do Código de Trânsito Brasileiro, o qual permite que o cidadão pode atravessar fora da faixa de pedestres, se ele estiver a uma distância de 50 metros.
 
Art. 69. Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros dele, observadas as seguintes disposições:
 
I – onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo;
II – para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista:
 
a) onde houver foco de pedestres, obedecer às indicações das luzes;
b) onde não houver foco de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos;
 
III – nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas:
 
a) não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos;
b) uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade.
Mas sempre olhe antes de atravessar, e fique atento para as vias de mão dupla... Ah... cuidado, sempre tem algum ciclista mal informado pedalando na contramão. Eu já quase fui atropelada por um desses.
 
Boas pedaladas!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Isso que eu chamo de passarela para bicicletas!


Aqui no Brasil, a passarela sempre é feita voltada para pedestres, mas muitos ciclistas utilizam-na por não ter muita opção (infelizmente eles pedalam na passarela em vez de empurrar a bicicleta), e quando falamos de Holanda, ficamos com aquela pontinha de inveja de um país que realmente pensa em mobilidade urbana, principalmente na mobilidade dos ciclistas. Conheça ponte Zoetermeer. É impressionante!


Boas pedaladas!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como prender a tua bicicleta nas ruas.



Texto adaptado de Bicycling.

Alguns conselhos infalíveis para reduzir os roubos de bikes – ou pelo menos aumentar tuas chances de ter tua bike roubada de volta.

Como prendê-la.
1) Ache um lugar que seja firme para prender tua bicicleta. Tenha certeza que os ladrões não conseguem carregá-la do lugar.

2) Cuidado com andaimes e postes – sacuda-os antes para garantir que eles estão bem firmes no chão. “A bicicleta só está tão segura quanto ao que está preso nela.”, diz Don Warren.

3) Ladrões de rodas também estão em alta. Se não conseguir prender um de seus pneus, tire-o da bicicleta e leve-o com você. Mas não estacione a bicicleta muito longe, ladrões vão tentar removê-la.

4) Não use uma U-Lock envolta do topo do tubo do quadro de tua bicicleta. Um ladrão pode usar o quadro como alavanca e abri-lo. Use uma U-Lock para trancar a roda na parte de baixo do tubo do quadro da tua bicicleta.

5) A compra de trancas e cadeados está crescendo. Uma corrente forte, com pelo menos 12mm de espessura, irá atrasar os ladrões por bom um bom tempo.

6) Remova a roda dianteira, depois prenda-a com a roda traseira junto com o quadro da bicicleta.

Faça isso agora!

Marque tua bicicleta
A grande preocupação do ladrão é “Eu posso vender essa bicicleta em 30 minutos?”. Ladrões não querem algo que seja facilmente identificável. Escreva as iniciais do teu nome em cada pneu com uma lâmina. Ou escreva teu nome no topo do tubo do quadro e cubra-o com camadas de fita adesiva (ou papel contact). Um ladrão pode remover teu nome com algum esforço, mas provavelmente não valerá a pena o sacrifício.

Faça um registro de tua bicicleta
Escreva o número serial de tua bicicleta num papel ou tire uma foto e exponha perto da tua bike. Também anote detalhes de tua bicicleta e mantenha-os registrados em teu celular. Não existe ladrão com a prova propriedade da bicicleta. (nota minha: guarde essas informações em tua casa, caso haja necessidade de usá-las mais tarde.)

Onde prender tua bicicleta

Conheça a vizinhança
Converse com uma loja de bicicletas local. Eles devem conhecer bem sobre os roubos que ocorrem na vizinhança e deve ter algum conselho sobre onde pode (ou não) prender a tua bicicleta. Ou cheque com a comunidade local.

Conduzir claramente
Evite abaixar-se em lugares públicos ou ficar parado esperando por alguém. Isso pode chamar a atenção de um ladrão de bicicletas. Não tranque a bicicleta em estações de trem ou metrô; estacione uma quadra de distância então ninguém pensará que você ficará fora o dia todo. Melhor: estacione em áreas bem iluminadas com tráfego de pessoas, perto de prédios com câmeras de vigilância. (nota minha: ou estacione em bicicletários que tenham alguém para tomar contar da tua bicicleta.)

Ainda quer mais? Faça um registro.
Você pode fazer um registro do número de série da bicicleta no banco de dados nacional e comprar 3 selos resistentes escaneáveis e colocá-los em tua bicicleta. A ideia é fazer com o ladrão pense que não vale a pena roubar a bicicleta. Com esses selos, um GPS pode localizar a tua bicicleta, e com o celular compartilhar a localização em tempo real.

LEMBRETE: Este texto foi adaptado do site Bicycling, portanto, nem todas as informações contidas aqui são viáveis para quem pedala no Brasil, mas são ideias bem interessantes que podemos usá-las no nosso dia-a-dia.

Boas pedaladas.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Você sabe se casa ou compra uma bicicleta?


Eu acho que é o sonho de muitos ciclistas: casar de bicicleta. Bom, pelo menos é o meu...heheheh.

E o banco Itaú veio com uma campanha muito interessante para poder realizar esse sonho, que tal?


Boas pedaladas!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Toda criança gosta de bike.


Eu nunca me esqueci da minha primeira bicicleta. Eu a ganhei numa competição no dia das crianças na empresa onde meu pai trabalhava, eu devia ter uns 4 ou 5 anos, e ela, a bicicleta, tinha o formato de uma moto de policial. Usei tanto aquela bike que chegou a desmontar completamente, pois ela era feita de plástico...hehehehe.
 
Este comercial do Itaú é de 2013, mas mostra o quanto as crianças gostam de bike e o final é surpreendente.


Boas pedaladas!