sábado, 6 de dezembro de 2008

Ciclista na contramão.


Talvez muitos não saibam, ou apenas ignoram os fatos, mas um ciclista, seja ele profissional, ou aquele que faz entregas ou aquele que pedala de vez em quando, JAMAIS DEVE PEDALAR NA CONTRAMÃO.

Mas por que não?

Bom, como eu disse, muitos não sabem ou ignoram o fato que uma bicicleta é considerada um veículo, portanto, deve-se respeitar as leis de trânsito pedalando na mão correta junto com os motoqueiros, carros, ônibus e caminhões.

Não pense você que pedalando na contramão você tem uma visão melhor dos carros. Pode até ser, mas um motorista NUNCA está esperando que alguém venha pela contramão, e o risco de um atropelamento é enorme.

Fora ainda que o reflexo do ciclista e do motorista fica reduzido drasticamente, pois um motorista quando avista uma bicicleta ao longe não tem noção se o ciclista está indo ou voltando, e só vai notar isso quando se aproxima do “pedalante”, ou seja, mais um risco enorme de atropelamento. E a culpa vai caindo em do motorista, e não do ciclista, não é mesmo?

Apesar de também ser incorreto pedalar na calçada, eu recomendo que se for inevitável entrar na contramão, que se utilize a calçada, a fim de evitar atropelamentos e acidentes, desde que respeite o pedestre, ou seja, ou pedale devagar, ou saia da bike e empurre-a. Assim todos ficam seguros, não é mesmo?

Ciclista respeite as leis de trânsito, ela pode salvar a sua vida, e ainda ajuda fazer os outros motoristas nos respeitarem.

É isso ai!

Nenhum comentário: