domingo, 14 de dezembro de 2008

Itens de segurança.


Eu conheço alguns ciclistas que acha horroroso pedalar usando o capacete e as luvas, mas eu vou tentar expor aqui por que esses itens são tão importantes quando se está pedalando.

Apenas não se esqueça que não há apenas o capacete e as luvas, há também o farol, o pisca, os ósculos, a buzina e até a vestimenta. Enfim, vamos ao que interessa.

O capacete.
Eu conheço gente que se não estivesse usando o capacete teria tido conseqüências graves em uma pequena queda, imagine numa queda de grandes proporções? O capacete não é apenas um acessório para te deixar mais bonito ou mais feio, ele é um item de extrema importância, apesar de ele não ser tão seguro assim, mas é necessário. Eu mesma já levei uma queda pequena e que se eu não estivesse usando o capacete, com certeza teria machucado a cabeça e teria conseqüências por causa disso. Uma batida na cabeça faz com o seu cérebro mexa de forma intensa, e ainda pode causar danos ao cérebro afetando alguma parte do seu corpo, como a visão, por exemplo. Se não gosta dos modelos de capacetes para ciclistas que existem por aí, use outro tipo, mas use.

As luvas.
Quando você cai qual é a primeira parte do seu corpo que você coloca no chão? A mão! E as luvas vão te proteger de ralados e arranhões, ela não te protege contra fraturas, mas vai deixar de te dar um problemão caso você venha a cair e ralar as mãos porque você estava sem luvas. Lembre-se de que a mão é um membro o qual você mexe muito e lida com água (afinal, você não lava as mãos antes de se alimentar?) o que dificulta a cicatrização de machucados. Por isso tantos tatuadores não gostam de tatuar as mãos, pois isso deixa a tatuagem mal cicatrizada e ainda pode deixar o desenho todo detonado. E claro, você usa suas mãos praticamente para tudo, portanto, use luvas, elas são para o seu bem estar pessoal, fora que ainda dá maior estabilidade ao segurar o guidão e evita a transpiração nas mãos, o que é o meu caso.

Os demais itens citados no texto de hoje são coisas tão óbvias quanto o capacete e as luvas que nem vale a pena serem citados... ops... brincadeirinha, vale a pena sim!

Piscas: você não quer ser visto pelos motoristas e pedestres? Se não, então não use, mas corra o risco de ser atropelado ou de atropelar alguém.

Farol: serve da mesma forma que o pisca, afinal, se um motoqueiro usa o farol aceso durante o dia para ser visto pelos demais motoristas, por que uma bicicleta não o usaria? Hum...

Óculos: sejam eles de sol ou não, eles podem ajudar a te proteger de pedrinhas que podem bater no seu olho durante a pedalada, de insetos e até do vento, pois essas coisas podem danificar a sua visão, e te trazer inúmeros problemas. Já li relatos de pessoas que tiveram que fazer cirurgia nos olhos porque estavam pedalando sem os óculos e um inseto bateu no olho cortando a retina. Cuidado! Não é um item de beleza, e sim de prevenção.

Buzina: ah... para quem mora em São Paulo como eu, buzina é um item extremamente necessário, pois o que mais tem aqui são pessoas distraídas, e a buzina não só serve para chamar a atenção que você está passando, mas para também chamar a atenção de pessoas que vão atravessar a rua e não olha para os dois lados. Uma vez eu estava saindo de casa num domingo de manhã, ou seja, mal tinha carro na rua, quando avistei a uns metros de distância de mim, uma mulher que ia atravessar a rua, mas simplesmente parou fora da calçada e ficou olhando para o céu na rua, sei lá procurando o que, e eu continuei pedalando normalmente, mas devagar, porque eu sabia que alguma coisa iria acontecer, e não é que quando me aproximei dela e ela simplesmente resolveu terminar de atravessar a rua? Por um triz ela não é atropelada e eu caio da bike. Eu não usei a buzina na hora, mas gritei: “A senhora deveria estar na calçada, já pensou se fosse um carro?”. Eu já passei por outra situação semelhante, mas parei a bike e esperei o cara atravessar a rua, e isso por que em ambas as situações, os dois não estavam atravessando a rua na faixa de pedestres. Não abuse da buzine, apenas use quando necessário.

Espelho retrovisor: eu cheguei a usar, mas toda hora eu virava a cabeça para ver se vinha algum carro que eu resolvi tirar da bike. Tem quem goste de usá-lo, para mim acaba se tornando um acessório a mais na minha bicicleta, então já que eu não uso, fico muito atenta quando pedalo e sempre olho para trás para ver se vem carro e se eu posso fazer algum tipo de manobra que não vai me prejudicar ou prejudicar outra pessoa.

Roupas: aí vai de cada um. Nem sempre eu uso aquelas roupas de ciclistas para pedalar, uso mais quando eu realmente vou fazer um pedal longo ou em trilha, pois é mais fácil de manusear o corpo. Quando eu ia de bicicleta no meu antigo emprego eu apenas usava uma calça justa e uma camiseta comum clara, para poder ser vista por outros motoristas e pessoas, pois com a calça justa eu não corria o risco da barra se enroscar na coroa e eu correr o risco de sofrer uma queda e ter consequencias piores... hehehe, mas sempre pedalo de tênis. Uma vez eu tava usando um tênis com uma sola meio escorregadia e quando fui atravessar a rua o pé escapou do pedal, eu perdi o equilíbrio e eu quase fui atropelada, por isso imagine o que pode acontecer quando você pedala de chinelo. Hoje eu uso tênis com sola de borracha e com pedal com firma-pé, eu acho mais seguro assim, e você? E durante à noite, pedale com roupas claras ou com cores chamativas, assim fica mais fácil para motoristas e pedestres te avistarem ao longe.

É isso!

Ciclista respeite-se, afinal a vida é sua...

Abraços.

Nenhum comentário: