segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bicicleta: coisa de pobre, pobre de espírito.


Esses dias eu fiquei pensando porquê as pessoas relacionam a bicicleta com a pobreza, mas diretamente, com pessoas pobres. E cheguei à conclusão que a coisa não é bem por aí.

Bom, não vamos negar que quem não tem condições de comprar um carro ou uma moto, pode optar por uma bicicleta, pois existem várias bikes que custam bem barato, e essas pessoas com poder aquisitivo bem baixo pode comprá-la a fim de economizar com a condução, afinal de contas, o preço do ônibus, do metrô e do trem está bem alto, não é mesmo? Usar a magrela para ir e vir do trabalho pode ajudar esses “pobres” a usar o dinheiro que iria gastar com a condução para comprar comida no final do mês.

Só que eu pensei em algo bem diferente do que isso, pois uma boa bike hoje custa muito, e só quem pode ou junta uma graninha, compra uma dessas bikes para pedalar nas ruas ou em trilhas, etc.

Eu cheguei à conclusão que muitos ciclistas quando entendem o real uso da bicicleta, acaba se desapegando de muitas coisas na vida, e faz da bike a melhor opção em sua(s) vida(s). Ele(a) usa a bike para praticamente tudo: passear, trabalhar, fazer compras, viajar, etc e não se liga mais em coisas do tipo: o carro do ano, sair de balada, roupa de grife, entre outras coisas.

Um verdadeiro bikero encara uma viagem longa de bike, dorme em barracas ou em pousada. Enfrenta sol, lama, chuva, mosquitos, cansaço, subidas e descidas sem reclamar. Curte e respeita a natureza, respeita a vida dos outros (e sua própria), ama os animais...

Não quero dizer que o ciclista se contenta com pouco. Longe disso! Mas digo que nós pedalantes, não nos apegamos em coisas que nos trazem dor, sofrimento; não nos apegamos em coisas que podem nos tirar a paz de espírito, e qualquer coisa que para muitos pode parecer bobagem, para nós pedaladores, é algo lindo, maravilhoso, como admirar um botão de uma flor que está para abrir e mostrar a sua beleza na primavera.

A bicicleta nos ensina que são as pequenas coisas que nos trazem a felicidade do dia-a-dia.

Pergunte para um ciclista que trocou o carro pela bike como é que ele se sente hoje. Com certeza que ele dirá que se sente menos estressado, e vê a vida com outros olhos.

Talvez essa ligação de pobreza com bike é a minha maneira de ver que nós não nos apegamos tanto em coisas como ter o melhor carro, ter a melhor casa, ter a melhor roupa, ou seja, ficar acumulando coisas e coisas, as quais sabemos que nem sempre nos trazem felicidade, e que desta vida não vamos levar nada disso com a gente quando nos chegar a morte.

A bicicleta nos traz a alegria de viver.

Pedale. Sinta o sol batendo em seu rosto. Sinta o vento em sua pele. Admire a paisagem que está a sua volta, e você verá que eu estou certa.

Pense nisso!

Boas pedaladas!

3 comentários:

Omesmo disse...

Eu sou assim... Com o acréscimo que sempre tive bike e somente a bike. Morando em São Paulo nunca me passou pela cabeça de tirar carta de motorista, e não sou um "bikexiita". Não escolhi ter uma casa com grandes aquisições mesmo sendo doido por tecnologia. Espero sair o último modelo para desvalorizar o antepenúltimo...
E com a bike eu invisto da mesma maneira. Tenho uma Look 386. Uma obra de arte de 2002, comprada em 2011. Tenho interesse pelos grandes passeios e a grandes velocidades de preferência :-)
Parabéns pelo ótimo Post. Agora fico a imaginar um PodCast com este tema: como seria?

Labão55 disse...

Acredito que externamos o Horizonte que conseguimos ver. Rodoviaristas não concebem um Mundo sem carros. Tenho um bom carro, uma boa moto, mas tenho 3 bikes e uso-as intensamente. Venho ao trabalho de bike, saio para serviço externo de bike, vivo Bike! Isso me faz sentir a Vida em sua plenitude. Lamento por aquele que não vê um mínimo de um Mundo Bem Melhor. Sofrerá até o dia que se permitir.

nuno medon disse...

olá! mota não tenho e nem sei conduzir as chamadas " vespas ". Bicicleta tenho 3, uma bmx que não uso e que está na terra da minha Mãe e outras duas em outra casa que temos, que só as uso no Verão. Um dia, gostaria de comprar uma para esta casa, mas ainda não o fiz. Mas não desisti da ideia. Andar de bike faz muito bem, nem que seja 40 minutos por dia. como está esse pé ? beijos e as melhoras