terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pedestre, não exagere!

A lei sobre o uso da faixa de pedestre sempre existiu, mas somente agora, com tantos atropelamentos e mortes, que estão colocando seu uso em prática.

O que acontece é que tem pedestre se achando "o rei da rua", e não presta muita atenção ao que deve ou não deve ser feito no trânsito.

Aqui mesmo onde moro, na esquina de casa tem um cruzando bem complicado e vira e mexe eu vejo pedestre se "achando", como se atravessar na rua fosse lei para eles.

Mas calma lá, atravessar na rua não é direito de ninguém, e sim atravessar na faixa QUANDO O SEMÁFORO ESTIVER VERMELHO PARA O MOTORISTA. Mas acho que tem pedestre achando que pode atravessar na faixa ou na rua, mesmo quando o semáforo estiver verde.

Caso a rua não possua semáforo, mas possua faixa de pedestre, quem tem prioridade é o pedestre, aí sim a coisa muda, mas SOMENTE NA FAIXA, E NÃO NA RUA!!!!

Pedestre, você tem que ficar atendo se o carro parar em cima da faixa, se o carro não parar para você atravessar a rua quando não existe semáforo, e não achar que só colocar o pé na rua o carro precisa te dar passagem para você atravessar.

Mas eu vejo isso até com quem pedala. Tem pedestre que ignora o ciclista, achando que o ciclista tem que parar quando o pedestre está atravessando a rua.

Ora bolas, bicicleta também é considerado um veículo, e só deve parar no semáforo vermelho e fora da faixa de pedestre, obedecendo as mesmas regras de um veículo movido a motor.

Talvez um atropelamento com uma bike pode não matar, mas pode causar um estrago enorme, portanto, pedestres, respeitem a faixa e o semáforo. Não exagere e nem coloque sua vida em risco. O prejudicado pode ser você mesmo.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: