quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ciclista, assuma, também, a sua responsabilidade!

Desde o atropelamento dos 9 ciclistas em POA neste ano, eu tenho lido e ouvido muito sobre os motoristas terem que respeitar o ciclista, etc, etc, etc...

Mas muitos ciclistas mal sabem sobre as leis de trânsito no Brasil, aliás, mal sabem que a bicicleta é considerada um veículo no CBT, e deixam de obedecer a leis, como qualquer condutor deve obedecer, seja você ciclista, motorista, motociciclista, taxista, etc.
Ciclista, você deve:

- respeitar a faixa de pedestres;
- pedalar na mesma direção que o automóveis, ou seja, não pedalar na contramão;
- não ultrapassar farol vermelho (somente em casos em que seja viável a manobra)
- não pedalar na calçada;
- usar os equipamentos de segurança (espelho retrovisor, campainha etc)
- pedalar sempre na pista da direita;
- não ficar "costurando" os carros
- sinalizar com a mãos ao virar à direita ou à esquerdar, se manter na pista, para trocar de pista, etc.

Apesar do CBT dizer que o uso do capacete não é obrigatório, eu recomento sempre usá-lo, mesmo quando você for até a esquina de sua casa, pois acidentes podem acontecer em qualquer momento, e uma pancada na cabeça, mesmo que seja de leve, pode ser fatal.

Por essas razões, eu criei uma imagem para nós ciclistas, e que eu gostaria que vocês todos (ciclistas, motoristas, taxistas, etc) compartilhassem. Afinal, todos nós temos que fazer a nossa parte. Inclusive nós, ciclistas.

De Pé de vela

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade;ciclistas também tem obrigações e existem regras na CET para bicicletas que são veículos e também podem causar acidentes e vitimar pessoas.Ciclistas cobram respeito;mas muitos não respeitam pedestres;calçadas e nem sinalização. Acho que tal comportamento é porque bike não tem placa;nem registro e isso passa a ideia de que podem tudo.
Respeito os ciclistas conscientes que são raras e honrosas exceções.