quarta-feira, 1 de junho de 2011

Para pedalar até o trabalho tem que fazer manobra


Quem sabe o mínimo de como pedalar no trânsito, não fica assim tão difícil ir e voltar do trabalho, apenas nós temos que ficar atentos em dobro com os carros, ônibus, caminhões, pedestres, catadores de lixo e animais.

Bom, acho que todo mundo já está um pouco cansado disso tudo. Cansado mais ainda de saber que a bicicleta é um dos meios de transportes não-poluente, e que ainda faz um bem danado para a saúde física, mental e emocional.

Todo mundo sabe ainda que há anos estamos lutando por nosso respeito nas ruas, e até mesmo um respeito que precisa vim de outros ciclistas. Muitos são mal informados ou até mesmo mal educados. Enfim...

Mas o que não estamos exigindo são um pouco de respeito dos donos de empresas e/ou estabelecimentos empresariais.

Quantas empresas você conhece que tem um banheiro para tomar banho depois que alguém chega ao trabalho de bicicleta? Quantas empresas oferecem um lugar para estacionar a sua bike?

Acho que além de incentivarmos o uso da bike com respeito entre todos, também temos que incentivar uma estrutura para o BOM uso da bike nas cidades, mais ainda em São Paulo, onde praticamente muitas pessoas moram longe do local de trabalho.

Eu, por algum tempo, trabalhei em duas empresas que além de oferecem lugar para estacionar, ofereciam o banheiro para eu tomar um banho antes de iniciar minha função.

Só que hoje em dia, estou trabalhando em outro lugar, que não oferece nem um e nem outro. Estaciono a bike na garagem do prédio onde a empresa aluga uma sala comercial. Mas veja bem, o prédio não oferece estacionamento específico para bicicletas, eu a deixo encostada no portão da garagem. Já o banho, impossível. Eu tenho que levar aqueles lencinhos úmidos de bebê para tirar um pouco do suar, me lavar na torneira da pia e aí sim me trocar.

Mas só faço tudo isso, porque fico apenas 4 horas na empresa, e em apenas um dia. Já imaginou se eu fizesse isso cinco vezes por semana por 8 horas por dia? Não dá! A empresa fica um pouco mais de 10 km da minha casa, e ainda enfrento a subida da Av. Rebouças, onde eu me esforço mais e, portanto, transpiro mais. Complicado.

E se você ainda tem que sair do trabalho e depois ir para faculdade? Sem banho? GZUIS... quem aguenta?

Muitas vezes temos que recorrer à academia que fica perto do trabalho para tomar um banho e ainda deixar a bike estacionada lá, ou em algum estacionamento que ofereça estrutura para estacionar as bicicletas, que muitos não oferecem.

Se você trabalha perto de casa, e o trajeto é praticamente plano, e ainda não transpira feito uma louca como eu, você tem sorte. Aposto que existem outras pessoas como eu, que além de transpirar muito, preferem um bom banho antes de trabalhar, não é mesmo?

Eu sempre vejo as empresas fazendo reciclagem de lixo, mudam o papel branco para o papel reciclado, solicitam aos funcionários para levarem seu próprio copo ou xícara, a fim de economizar e/ou desperdiçar os copos de plásticos, mas não vejo as empresas investirem em coisas básicas e simples: estacionamento para bikes e banheiro com chuveiro.

Será que esse tipo de investimento atrapalha o lucro da empresa? Tsc, tsc, tsc...

Pois é, enquanto a mentalidade dos empresários não mudar, teremos que ficar manobrando ideias para uma vida melhor para quem pedala.

Boas Pedaladas.

Nenhum comentário: