quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Afinal, o que é ciclorrota?

A ciclorrotas são rotas estratégicas para facilitar a vida dos ciclistas, e alertar os motoristas e motociclistas. São rotas que ajudam o ciclista a pedalar pela cidade de forma mais tranquila e segura, mas essas rotas podem ser compartilhadas por carros, ônibus, caminhões e motos, pois elas não são pintadas de vermelho como são as ciclovias e ciclofaixas demarcando o local separadamente de bikes e veículos. A CET as demarcou com uma bike pintada no chão a fim de comunicar os motoristas e motociclistas, que ali circurlam bicicletas, e a prioridade é do ciclista.

É uma forma de ajudar o ciclista a evitar grandes vias e não correr o risco de sofrer algum acidente, e claro, mais uma vez, orientar os motoristas e motociclistas que a bikes tem prioridade nessas rotas, e avisá-los que ali bikes são permitidas.

E não esquecendo que os ciclistas devem obedecer as leis de trânsito: não pedalar na contramão, parar na faixa de pedestre, esperar pelo semáforo verde, todas essas coisas que todos nós estamos cansados de saber, mas que infelizmente muitos não colocam em prática.

Aproveitando o post, leiam essa reportagem no Estadão sobre o aumento das ciclorrotas na cidade de São Paulo.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: