quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

nova série: Como pedalar no trânsito? Acidentes cometidos por motoristas.


A partir de hoje iniciarei uma série de posts novos sobre “Como pedalar no trânsito?”

Desta vez falarei de acidentes que podem ser cometidos pelos veículos. Os textos são adaptados do site Ken Kifer Bike Pages.

Mas antes de iniciar a nova série, vamos a alguns conselhos:

  • Obedeça sempre as leis de trânsito, elas se aplicam às bicicletas também, portanto, as bikes fazem parte do fluxo natural do trânsito.

  • Fique alerta sempre que outros veículos estiverem por perto, e preste atenção ao comportamento deles.

  • Esteja sempre visível. Use roupas coloridas durante o dia, luzes e refletores à noite.

  • Utilize uma rota segura.

  • Mantenha a bike sempre em boas condições para trafegar no trânsito.
 
Quando estamos pedalando devemos ter a atenção mais que redobrada, temos que elevar a atenção à décima potência, porque tudo pode acontecer, e uma pequena distração pode ser fatal.

Ao pedalarmos, nós mantemos a nossa magrela à direita, próxima à guia das calçadas, e nesse momento devemos sempre ter em mente que há casas, edifícios, empresas, etc que possuem garagem e que os motoristas desses carros, motos, caminhões podem não estar prestando atenção no trânsito, ao retirá-los da garagem – a atenção maior é para os pedestres neste momento - e não perceber que pode estar vindo um ciclista pelo tráfego de veículos.

Eu mesma já passei por situação semelhante, várias vezes, e uma eu quase fui atropelada pela motorista que retirava o carro da calçada, mas estava olhando para o outro lado e não viu que eu estava no caminho. Ainda bem que eu estava atenta, e consegui desviar o carro.

Às vezes numa situação como essa, nem a buzina funciona, então o caso é gritar para que o motorista o veja, ou senão, pare a bicicleta e espero o condutor fazer a manobra, muitos nem reparam o que estão fazendo, eles(elas) querem é mesmo entrar na rua e dirigir.

Quando você estiver pedalando, procure não fazer uma curva bruscamente a fim de evitar ser atropelado, pois atrás de você pode estar vindo outro veículo, e aí a tentativa de evitar um acidente vai ser complicado.

Faça o possível para não pedalar rente aos carros estacionados, ou muito próximo à calçada, pois se você precisar se desviar de um carro que está saindo de uma garagem o espaço da rua em que você está pedalando poderá ser útil e não acontecer um acidente com um veículo que pode estar atrás de você.

Sempre prestas atenções aos veículos estejam eles em movimento ou não, e mantenha suas mãos sempre próximas aos freios da sua bicicleta. Da mesma forma que um carro possa estar saindo de uma garagem, um carro estacionado pode abrir a porta, e o processo será o mesmo.

Como eu disse antes, qualquer problema pare a bike e espere. Jamais coloque a SUA vida em risco.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: