quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como pedalar no trânsito?: acidentes cometidos por motoristas (1)

Eu já falei sobre essa situação várias vezes, mas não custa nada falar dela mais uma vez.

Reparou na foto acima?

Você está em um cruzamento, e o carro, que está atrás de você ou ao seu lado, quer fazer uma conversão à direita. De duas, uma: ou você acelera as pedaladas ou ele, o motorista, buzina para avisar que vai fazer a conversão.

Será que isso funciona na prática? Creio que não.

Muitos motoristas não percebem ou não ligam para o ciclista que está na pista à direita, e na hora de fazer uma conversão à direita, como mostra a imagem, ele acaba fechando o ciclista, e pode atropelá-lo.

Eu já vivi uma situação dessa - quem pedala vive diversas situações - e a mulher que estava ao meu lado, simplesmente não buzinou para nos avisar, pois eu estava acompanhada de um amigo, e ela quase nos atropelou. 

Eu tenho que dizer uma coisa que as mulheres não vão gostar, apesar de eu também ser mulher: mulher no volante... é isso mesmo, perigo total. Toda vez que algo acontece comigo que envolva um veículo, quando vou reparar no motorista, percebo que é uma mulher, infelizmente.

Eu costumo sinalizar com a mão esquerda, apontando para o chão, que eu vou me manter na pista, e seguir em frente, ou seja, não vou virar à direita, a fim de avisar o motorista que está atrás de mim, e esperar o momento certo para que ele(a) faça a tal conversão.

Alguns motoristas buzinam a fim de nos avisar que irão virar à direita, afinal de contas, espelho retrovisar na bicicleta não serve para nada, e quem disse que motorista usa pisca-alerta? Nada como uma pequena buzinada para avisar o ciclista para acelerar as pedaladas ou apenas para avisar que a conversão será feita e não atropelá-lo.

Escrever é tão fácil. Eu queria ver isso funcionar na prática.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: