terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Escada e bike, uma dupla que nem sempre dá certo.

Sábado passado eu levei a minha mãe e minha irmã para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, e uma coisa que sempre me chamou a atenção é o excesso de escadas no metrô com um público cada vez mais idoso.

Para entrar na estação Butantã você já encara uma escadaria enorme, e mesmo que seja só para descer, uma pessoa idosa tem lá suas limitações e dificuldades, dirá então um ciclista que tem que carregar uma bike, com cerca de 20 kg nas costas, correndo risco de tropeçar, cair, quebrar alguma parte do corpo, ou ainda, ter problemas de coluna.

Em alguns elevadores do metrô mal cabe uma cadeira de rodas, pior ainda, uma bicicleta e mais o dono dela.

Ao sairmos da estação Luz, nos deparamos com uma escadaria gigantesca, e claro, para poupar a minha mãe, que além de ter 65 anos, ainda tem problemas nas pernas devido a um acidente ocorrido há mais de 20 anos, fomos utilizar o elevador. Mal coube eu, minha mãe, minha irmã e o rapaz da segurança. E na hora de sair, já havia três pessoas esperando pelo elevador, sendo uma delas, uma criança num carrinho de bebê. Pensei: "será que vai caber todo mundo?"

Não sei se isso é cultural, mas quando as pessoas se deparam com uma rampa, já logo pensam que ela é feita para cadeirantes.. sim, são para isso, mas não somente para isso, eu acho até que idosos ou pessoas com problemas físicos, devem usar essas rampas, afinal de contas, é a saúde delas que está em risco.

O que eu penso é: que em lugar de escadas, deveriam colocar rampas, assim todos podem circular, sair e entrar do metrô em segurança, e também ser utilizadas por ciclistas, desde que os ciclistas desmonte da bicicleta e empurre-a.

Ninguém pensa que uma criança também pode usar a bike no metrô? Não é porque são mais jovens que têm condições de carregar uma bike nas costas, não é mesmo?

Depois de ler este texto no Vá de Bike, eu também resolvi me manifestar, mesmo que eu nunca tenha utilizado minha bike em metrô até hoje, mas por questões de segurança que envolvem todos os usuários do metrô: idosos, cadeirantes, deficidentes, crianças em carrinhos de bebê e ciclistas.

Acessem o link da ouvidoria do metrô e contribua exigindo deles mais recursos em prol da saúde e do respeito por todos nós.

Lembre-se: todos nós vamos envelhecer um dia... pense nisto!

Boas pedaladas.

Nenhum comentário: