quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O ciclismo e suas categorias de base.


Toda vez que alguém me pergunta se eu sou ciclista, eu respondo: bem, não sei se sou ciclista, mas que eu pedalo, eu pedalo. (risos)

Na minha cabeça, ciclista é aquela pessoa que treina todos os dias para participar de competições, e eu estou muito longe disso, primeiro que eu não curto competir, segundo que eu só pedalo de domingo...hehehe.

Na verdade, todos que pedalam são ciclistas, mas cada um com sua característica particular. Existe o cicloturista, que viaja de bike para qualquer lugar do mundo, enfrentando subidas, descidas, poeira, chuva, sol, dorme em qualquer lugar, mas conhece vários lugares e tem muitas histórias para contar, além de fazer muitos amigos.

Existe o maloqueiro, aquele ciclista que adora fazer manobras radicais pelas ruas, pedalam nas calçadas, usam corrimões e escadarias para encarar desafios cada vez mais perigosos. Muitos dão preferência para pedalar à noite, horário mais tranquilo para fazer suas manobras radicais.

Tem também o montanhabikero, aquele que viaja alguns quilômetros com a sua bike no carro para pedalar em trilhas, algumas bem difíceis, só para ter o prazer, no final do pedal, de ter concluído o desafio de pedalar em terra batida,  enfrentando obstáculos, como pedregulhos, subidas, descidas e com algumas paradas – às vezes prazerosas, como banho de cachoeira ou de rio. Os pedais duram um dia. Confesso que adoro esta categoria.

E o mais destemido de todos: o marmiteiro. Ganhou esse nome porque são aqueles ciclistas que pedalam como aqueles que entregam encomendas, digo, comida. Pedalam sem capacete, usam chinelos, pedalam na calçada, pedalam na contramão, e não sabem nada do que rola no mundo do ciclismo, ou praticamente nada. Muitos só usam a bicicleta para ir trabalhar.

Claro que tudo isto aqui não passa de uma brincadeira minha, tirando o cicloturista, o restante é invenção minha, e eu em encaixo no ciclista domingueiro, aquele que ama pedalar, mas não tem muito tempo livre e só pedala de domingo. Ainda bem que não fazemos tanta barbeiragem como fazem os motoristas que só dirigem de domingo. (risos)

E você, em qual deles você se encaixa?

Boas pedaladas.

Nenhum comentário: