terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Oito razões para pedalar em ciclovias com segurança.


Pedalar na ciclovia nem sempre é seguro, e por isso eu resolvi escrever este post para ajudar aqueles que gostam de pedalar em ciclovias ou para aqueles que querem pedalar na ciclovia, seja para ir trabalhar ou apenas por lazer, a fim de alertá-los dos perigos que ela pode apresentar.
 
1) Sempre existem pessoas correndo ou caminhando pela ciclovia, e muitas estão distraídas, portanto, use buzina ou grite para avisar que você quer ultrapassá-las. Evite acidentes ou atropelamentos.  Além de pessoas caminhando ou correndo na ciclovia, ainda existe a chance de encontrar pessoas patinando. O problema é o mesmo. Fique atento.
2) Pedale sempre na mão correta, e se for pedalar mais devagar, mantenha-se à direita. Não corra o risco de atropelar alguém ou ser atropelado. As mesmas regras de trânsito valem para uma ciclovia.
3) Muita atenção aos buracos, desníveis, lombadas etc. Nenhuma ciclovia é perfeita. Todo cuidado é pouco.
4) Muita atenção aos semáforos, principalmente nos cruzamentos. Muitos carros não respeitam e você pode ser atropelado. Eu recomendo que diminua a velocidade para verificar se vem algum carro, mesmo que o semáforo esteja verde para você.
5) Pedestres atravessando a ciclovia. Existem faixas para pedestres nas ciclovias, mas infelizmente, muitos não usam as faixas e atravessam em qualquer lugar, portanto, sempre fique atento para não correr o risco de atropelar alguém.
6) Sinalize com as mãos se vai parar, diminuir a velocidade ou trocar de pista. O ciclista que está atrás de você precisa saber quais são as suas atitudes na ciclovia.
7) Não pedale acima da velocidade permitida. Lembre-se de todos os riscos acima citados, você pode não conseguir frear a tempo.
8) Sempre use o capacete mesmo pedalando na ciclovia. Uma queda, por menor que seja, pode ser fatal!
E boas pedaladas!

Nenhum comentário: