quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Seis motivos os quais as pessoas não trocam o carro pela bicicleta.



Muito tem sido feito para estimular o uso da bicicleta para ir trabalhar, mas mesmo assim, muitos não trocariam o carro pela magrela.

1) Transito caótico. Uma cidade como São Paulo, na qual motoristas não respeitam os ciclistas, traz uma sensação de insegurança para os que usam a bicicleta para trabalhar. Sem mencionar que muitos motoristas não respeitam as leis de trânsito, colocando a própria vida, a vida de pedestres e dos ciclistas em risco.

2) Falta de ciclovias. Uma cidade como São Paulo, que não possui nem 100 km de ciclovias, fica praticamente inviável ir trabalhar pedalando. Muitas ciclovias são mal projetadas, que não levam a lugar algum e nem se conectam. Com nisso, muitos não querem pedalar entre os carros, motos, caminhões etc.

3) Conforto. Bicicleta não tem ar-condicionado, não te protege da chuva, se tiver muito sol, você se queima se não usar protetor solar entre outros motivos.

4) Falta de estrutura das empresas. A grande maioria das empresas não oferece lugar para estacionar a bike e nem lugar para tomar banho. Algumas pessoas utilizam o banheiro de academias, o que nem sempre é possível se você não paga a mensalidade dela. E ninguém quer trabalhar o dia todo suado, não é mesmo? Seus colegas de trabalho agradecem.

5) Falta de bicicletários. Nem sempre temos lugar para estacionar a magrela, e os estacionamentos da cidade não estão equipados para receber os ciclistas. Somente alguns shopping centers possuem estacionamento para bicicletas, mas se você trabalha longe de um desses, não existe a possibilidade de deixar a bicicleta na rua, pois você correrá o risco de alguém roubá-la.

6) Sistema de transporte público ruim. Já que nem toda ciclovia se conecta uma a outra, a opção é levar a bicicleta no metrô ou trem, mas o problema que esses sistemas de transporte são tão cheio de pessoas, que utilizar a bicicleta em horários de pico fica quase impossível. Vale a pena mesmo nos finais de semana e feriados.

Mesmo que a bicicleta traga benefícios a longo prazo, usar o carro ainda é a melhor opção para quem trabalha em cidades grandes.

O que é uma pena.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: