terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bermuda: qual usar?


Muitas pessoas gostam de criar um estilo na hora de praticar esporte, basta você assistir uma competição de atletismo para ver os penteados e as roupas que os atletas usam, e no ciclismo não é diferente. O ciclista Mario Cipollini adorava usar uns uniformes bem estilizados, um deles tinha o desenho dos músculos do corpo humano, que no meu conceito é um arraso!

Muitas pessoas acham que usar as bermudas de ciclismo é coisa de viado. Coisa de viado é você não usar, e quer saber por quê?

1. A bermuda fica justa ao corpo para que você possa pedalar sem correr o risco de enroscar a barra (ou outra parte) da sua bermuda de sarja na bicicleta, podendo causa um acidente com você.

2. Na bermuda possui um elástico nas coxas para evitar que ela fique subindo e descendo quando você pedala, muitas vezes causando até um certo desconforto.

3. Quando pedalamos encaramos, muitas vezes, vento, pedras (ou pedrinhas) e insetos, e a bermuda de sarja que é bem mais folgada, nessas situações, pode cair uma pedrinha ou até mesmo um inseto dentro dela, e te machucar, estragando seu pedal. Um amigo meu disse que se recusava a usar essas bermudas de ciclistas pelo mesmo motivo, “muita viadisse”, ele dizia. Até que um dia ele foi fazer uma trilha com os amigos. Nas trilhas, muitas vezes, encaramos mato, lama, lagos, rios, cachoeiras etc, e quando ele voltou para casa depois do pedal, percebeu que tinha um carrapato na perna dele, próximo a virilha, e ele teve que ir para o hospital. Parece brincadeira essa história, mas aconteceu com ele, e pode acontecer com qualquer um.

4. Quando pedalamos, movimentamos muito as pernas para cima e para baixo, e as bermudas de ciclistas não causam atrito com a virilha, evitando possíveis assaduras. Alguns ciclistas até preferem pedalar sem cueca para evitar ainda mais esse atrito. Com a bermuda de sarja o atrito será muito maior. Eu mesma já escrevi em outro post deste blog, que mesmo usando bermuda de ciclista, eu tive assaduras porque fiz um pedal bem longo. Mas só percebi que estava com assaduras quando fui tomar banho, eu não conseguia tirar a bermuda, porque ela ficou grudada na pele da minha virilha. Passei alguns dias usando Hipoglós. (risos)

Então, deixe este preconceito de lado, e cuide da sua saúde e da sua habilidade em cima de uma magrela. Usar essas bermudas, em minha opinião, deixa o homem e a mulher até mais bonitos, e de quebra, você não corre o risco de encarar uma das situações citadas acima.

Lembrem-se: sua roupa de ciclista é também seu equipamento de segurança.

Boas pedaladas.

5 comentários:

Gilcimar Guimarães disse...

Legal Tânia, depois desse post mudou minha ideia sobre usar bermuda de ciclismo. A partir de hoje vou comprar uma para minhas pedaladas, você me convenceu! (risos). Abs.

Tânia disse...

Você fez o correto. Tua saúde está em primeiro lugar, não?
Boas pedaladas!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...


É possível usar uma outra peça de roupa por cima dessa bermuda?

Tânia disse...

Denise, há quem use... mas hoje em dia tem cada modelo legal, é só procurar...