segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Motorista, sua fina pode gerar acidente grave!


Ao ler o post do site Vá de Bike, eu resolvi também comentar o assunto por aqui. Afinal, quanto mais pessoas comentarem sobre isso, talvez teremos menos ocorrências como esta.

Motorista, tirar uma fina do ciclista só para dar um susto nele (ou não) pode causar um acidente muito grave e até mesmo morte, que foi o caso da ciclista Juliana Dias em 2012, se ela não tivesse sido fechada por um veículo e caído da bicicleta por conta disso, não teria morrido atropelada por um ônibus.

No trânsito, todos os veículos estão em movimento, inclusive aqueles que estão atrás do ciclista, e se ele cair, o veículo que está atrás dele pode não ter tempo de frear, atropelando o ciclista que está no chão. Portanto, tirar uma fina de um ciclista é quase que assinar a sentença de morte dele.

Se você, motorista, odeia ciclista, mude de pista, fique longe dele, mas jamais faça isso no trânsito. O ciclista que está ali tem família e amigos, e escolheu a bike para fugir do trânsito e diminuir um carro nas ruas. Você deveria até agradecer por ele estar ali pedalando.

Abaixo, compartilho dos vídeos que mostram finas de motoristas contra ciclistas. No primeiro deles, do Rafael Darrouy, o motorista não contente em fechar uma vez, repete a ação e acerta o cotovelo de Rafael. Se ele não tivesse um reflexo rápido nessa hora, ele cairia, se machucaria e ainda poderia ser atropelado por outro veículo vindo atrás dele. No segundo vídeo, o ciclista é fechado por um ônibus. Como que um motorista de ônibus, que está com sei lá quantas toneladas nas mãos, fecha um ciclista que está com uma bike de, pelo menos, 20 quilos? Segundo o site Vá de Bike, o motorista do ônibus perdeu a licença para dirigir e ainda teve que pagar uma bike nova para o ciclista.



Motorista, lembre-se: no trânsito somos todos pedestres!

Boas pedaladas.

Nenhum comentário: