terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Por que não pedalar na calçada?



A calçada foi criada para proteger os pedestres a caminharem fora de suas residências, porque não é nada seguro andar por entre os veículos, não é? Com algumas exceções de motoristas que perdem o controle do veículo e atropelam pessoas indefesas que estão em cima das calçadas. Infelizmente, às vezes se faz necessário caminhar nas ruas, porque as nossas calçadas estão com tantos problemas (buracos, pedras soltas, degraus) e caminhar na rua fica mais confortável do que na calçada, que o digam pessoas idosas e deficientes físicos. Mas nada justifica um ciclista pedalar na calçada, vou tentar explicar por que:

  • Os pedestres não devem ficar desviando de ciclistas, afinal, um atropelamento pode acontecer em cima de uma calçada. Lembre-se que existem idosos, crianças, cachorros, cadeirantes e pessoas caminhando sobre a calçada.
  • Motoristas que estão tirando o carro da garagem podem não te ver aproximando e te atropelar. E se acontecer algo com o veículo, o proprietário poderá te processar e exigir ressarcimento do prejuízo, pois você está errado em pedalar na calçada.
  • Quando você pedala na calçada e vai atravessar uma rua ou cruzamento, o motorista que está guiando seu veículo não sabe o que você irá fazer, e pode te atropelar ao virar à direita ou esquerda. Muitos motoristas nem notam ciclistas trafegando pela calçada, e aí pode ser fatal.
  • O ciclista ao virar à esquerda ou direita pedalando sobre a calçada, pode se deparar com um pedestre vindo em direção oposta, pois ele não consegue te visualizar antes, e você acabar por atropelá-lo. E também se acontecer algo com o pedestre, ele poderá processá-lo por danos, afinal, como disse acima, é você que está errado em pedalar pela calçada.
  • Bicicleta é considerada veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), portanto, quem pedala deve ser comportar como se estivesse dirigindo um veículo, ou seja, deve pedalar nas ruas e avenidas de sua cidade.
  • Como eu disse, a calçada é feita para pedestres, e não para ciclistas.

Eu que sou ciclista só uso a calçada quando é estritamente necessário e com muita cautela para não ser atropelada ou atropelar alguém. Ainda prefiro desmontar da bike e empurrá-la, caso eu precise utilizar a calçada.

Lembre-se que quando você não está pedalando, você também é um pedestre.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: